O presidente da ABCZ, londrinense Gabriel Garcia Cid, vive um momento importante para entidade e que reverencia grandes importadores, homens à frente de seu tempo, como o avô Celso Garcia Cid, que fez três viagens à Índia, entre 1957 e 1962, onde estabeleceu amizade com o marajá de Bhavnagar e apostou nas raças zebuínas. Na Índia, Gabriel tem a oportunidade de conhecer de perto a história que já foi contada e escrever uma nova parte dela. O presidente da ABCZ e o membro da Comissão de Assuntos Políticos da ABCZ, Jorge Pires, integraram o Seminário Internacional “Projetos e futuro da relação Índia - Brasil no setor do Agronegócio”. O Ministro Rupala (Minister os Fisheries, Animal Husbandry & Dairying) citou o trabalho dos brasileiros em desenvolver a raça Gir no Brasil e ressaltou a importante participação do Marajá de Bhavnagar em fornecer genética ao Brasil na década de 60.“Apresentamos o trabalho da ABCZ em desenvolver a pecuária brasileira e mundial, a sua história de relação com a Índia, o trabalho de desenvolvimento da pecuária e o uso de terras para pastagens e como o melhoramento genético pode auxiliar no aumento da produção de alimentos”, destacou Gabriel . Eles estão na foto com a criadora brasileira e associada ABCZ, responsável pela Estância Silvania, Camila Falcão, no evento na Índia.

No Mágico de Oz

Imagem ilustrativa da imagem ABCZ em Seminário Internacional na Índia
| Foto: Divulgação

A bailarina Lara Alves Medeiros está na ponta dos pés desde os dois anos de idade. Hoje, com apenas 13 anos, se destaca pela delicadeza dos movimentos, que sempre estiverem presentes em sua dança, mas que foram aperfeiçoados ao longo dos últimos onze anos. Lara faz parte do corpo de bailarinas da Escola de Dança PGD, coordenada pela bailarina Viviane Terrenta. Ela abrilhantou o espetáculo “O mágico de Oz” com seu figurino Esmeralda. Lara é filha de Marcelo e Rebeca Medeiros.

Montanari eleito vice-presidente da ANAMACO

O presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Londrina, Adriano Montanari, foi eleito segundo vice-presidente da ANAMACO, entidade nacional do segmento que trabalha para promover e fortalecer os lojistas de materiais de construção. Ele integra a diretoria eleita a convite do presidente Cassio Tucunduva. Uma grande conquista para a categoria do interior do Paraná, agora representada em nível nacional.

Mais dois amigos que de foram: Nelson Severino e Sinézio Prestes

Esta Coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelos falecimentos de dois amigos queridos nossos: o juiz do Trabalho, já aposentado, Sinezio Prestes Sobrinho, e o jornalista Nelson Severino, que foi nosso colega de Redação da FOLHA durante vários anos, integrando a cobertura esportiva. Nelson Severino morava há anos na cidade de Várzea Grande, localidade vizinha de Cuiabá, no Mato Grosso. Lá trabalhou como correspondente do Jornal do Brasil e escreveu dois livros sobre o futebol. Nelson era torcedor do Santos Futebol Clube e faleceu aos 84 anos.

O JUIZ SINÉZIO PRESTES SOBRINHO, que foi da Justiça do Trabalho, no estado de Santa Catarina, e com seus 78 anos era um atleta, pois sempre praticou corridas, e fez o Caminho de Santiago de Compostela duas ou três vezes. Inclusive, escreveu excelente livro a respeito de sua grande aventura. Morava em Londrina e tinha residência na região de Florianópolis, onde estava agora.

Conheci Sinezio Prestes Sobrinho nos meados dos anos 70, quando ele integrava o setor de Recursos Humanos da Cia. Cervejaria Skol em Londrina, tempo em que o diretor geral da grande indústria era o português Antônio Gameiro, um verdadeiro cidadão, estimado por todos nós, que sempre elogiou o trabalho de Sinezio. Que Deus os tenha e que console os seus familiares, que vão sentir muitas saudades desses dois meus amigos que se foram.

Exame na OAB mostra o ótimo preparo

Imagem ilustrativa da imagem ABCZ em Seminário Internacional na Índia
| Foto: Divulgação

O curso de Direito da UniFil mais uma vez conquista alto índice de sucesso no exame da Ordem dos Advogados do Brasil com muitas aprovações de alunos do quinto ano, que ainda não completaram a graduação. A acadêmica Larissa Pereira da Silva, por exemplo, alcançou a nota 9,80 e foi homenageada pelo reitor Eleazar Ferreira e o coordenador de Direito, professor doutor Osmar Vieira. Ela recebeu a Caneta Laranja - honraria criada na universidade para valorizar a dedicação aos estudos e o desempenho na prova da OAB. "É a confirmação da qualidade da educação, da boa preparação dos professores, da estrutura para prática e, principalmente, do talento de alunos que se esforçam e buscam uma carreira profissional vitoriosa. Parabéns ao colegiado de Direito e aos nossos futuros advogados", declarou o reitor Eleazar Ferreira no evento de reconhecimento aos aprovados em 2023.

Elogios para o Batalhão de Apucarana

Imagem ilustrativa da imagem ABCZ em Seminário Internacional na Índia
| Foto: Divulgação

Durante visita ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana, o General de Brigada Américo Vieira Pessoa, Comandante da 15ª Divisão de Infantaria Mecanizado de Cascavel, e o General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante da 5ª Divisão do Exército, fizeram muitos elogios para o batalhão e o comandante local. Na foto, o agropecuarista Oezir Kantor, o Gen. de Brigada Américo Vieira Pessoa, Comandante da 15ª Divisão de Infantaria Mecanizado de Cascavel, Júnior da Femac, Prefeito de Apucarana, o Gen. de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante da 5ª Divisão do Exército, e o Coronel Alexandre Pereira Figueiredo, Comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana.

Meu avô Francisco Biagio

Respondendo à pergunta que me fizeram se sou neto de avô italiano. Sim, meu avô paterno, Francisco Biagio, o Chico Biagio, de Presidente Bernardes, mas que nasceu em Cosenza, na Calábria, Itália. Meu pai chamava-se Otávio Biagio, entre seus irmãos e irmã, estavam meus tios mais jovens Deolindo (que era ótimo goleiro) e Egidio. O Militão é de meu avô materno.

DOIS NOVOS CONDOMÍNIOS

Mesmo contrariando decisões da Prefeitura, dois novos condomínios residenciais estão surgindo nas proximidades do distrito do Espírito Santo. O que me disseram é que a Prefeitura só apoiará, se os empresários desses condomínios cuidarem direitinho de toda a infraestrutura. Mas é prometer e cumprir, disseram autoridades municipais do setor.

No Parque Guanabara

Um terreno pequeno, onde havia uma casa, no Parque Guanabara, foi vendido por 800 mil reais. Um outro, pouco maior, está sendo negociado por 1 milhão de reais.

Voluntários realizam reforma em espaço do Instituto ADAMA

Imagem ilustrativa da imagem ABCZ em Seminário Internacional na Índia
| Foto: Divulgação

Voltado a crianças de seis a nove anos, a Casinha da Imaginação é um lugar muito especial para o público infantil no Instituto ADAMA. O espaço passou por reforma na última semana, com apoio de funcionários da ADAMA, que se voluntariaram para a ação. Pintura de móveis, colagens em paredes e montagem de estruturas estavam entre as atividades nas quatro saletas do local. “Desde a pandemia não conseguíamos realizar atividades na Casa da Imaginação. Era preciso uma boa reforma para que as crianças pudessem desfrutar de um espaço seguro e adequado para o verdadeiro livre brincar”, disse Denise Caldeirão, coordenadora do Instituto ADAMA. Ao todo, 43 voluntários (foto) ajudaram na ação, que levou seis horas de trabalho. A partir de meados de novembro, cerca de 125 crianças que frequentam a Ludoteca do Instituto poderão aproveitar o novo ambiente de imaginação e criatividade.

Praticando Taiko

Imagem ilustrativa da imagem ABCZ em Seminário Internacional na Índia
| Foto: Divulgação - Miguel Rodrigues
Integrante do elenco de modelos da GC Produções, Gabriela Abdala Kumacura, de 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e adora praticar Taiko, que consiste em uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. A bela modelo está na foto de Miguel Rodrigues.

Aproveitando a escuridão

Assaltaram e roubaram uma residência em São Paulo, onde mora a filha do jogador Neymar. Ladrões aproveitaram a falta de energia elétrica dos últimos dias na capital paulista. Outros roubos e furtos também foram registrados.

Não vai demorar muito para Israel anexar como seu a Gaza palestina

ISRAEL já festejava a tomada da faixa de Gaza. O primeiro-ministro Netanyahu falou rapidamente o seguinte: “Vamos administrar esse local, durante todo o tempo que for necessário.” Tradução da fala dele: “Não dá mais para conviver como vinha acontecendo, então vamos cuidar de tudo e de todos da melhor maneira possível...”

A opinião geral é pela anexação da Gaza Palestina, até que a ONU seja ouvida a respeito. No momento, a ONU está mais pra baixo do que rabo de cachorro, no dizer dos israelenses.

Ludmilla esqueceu a letra

A cantora Ludmilla repetiu o que há anos aconteceu com a cantora Vanusa: esqueceu parte da letra do Hino Nacional Brasileiro, na festa da decisão da Taça Libertadores, no Maracanã. No tempo da loira Vanusa não havia celular, para colocar a letra toda e cantar. Foi uma falha da cantora e também de sua assessora e da namorada, que poderiam ter sugerido isso... Foi salva, em parte, pelo garotinho do cavaco, um ótimo músico, apesar da pouca idade. Lu deve ter ficado emocionada pela festa.

Imóveis com grandes descontos na Caixa!

A Caixa Econômica Federal divulgou em Brasília, para todo o país, que suas agências vão negociar imóveis com até 95% de descontos. É hora, portanto, de você dar um pulo nas agências de suas cidades, e fazer bons ou ótimos negócios.

¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina