VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Opinião
12/10/2017

Empreendedorismo inovador

"O crowdfunding é uma plataforma inovadora e vem alcançando um público invejável graças ao poder da internet"

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

O crowdfunding, ou o financiamento coletivo, passou a ser praticado em 2005, nos Estados Unidos. No Brasil, ganhou projeção a partir de 2011 e, de lá para cá, foi ganhando escala. Tanto que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) editou recentemente a Instrução Normativa 588 estabelecendo regras para a modalidade tratada como crowdfunding equity ou de investimento. O objetivo do órgão é dar segurança jurídica aos participantes dessa modalidade, popularmente conhecida como "vaquinha virtual". O financiamento coletivo vem sendo usado principalmente por startups na arrecadação de recursos para desenvolverem produtos inovadores. O consumidor decide apoiar a ideia para ver o projeto sair do papel. Após 12 anos de vida, o crowdfunding começa a aumentar de tamanho e ganhar nova roupagem. O exemplo vem de Curitiba, onde uma cervejaria está usando a plataforma e pedindo ajuda dos clientes para a construção de uma nova sede. A participação é por meio da compra de camisetas, bonés e luminosos da marca, ou mesmo comprando cotas do projeto. Depois, os apoiadores da campanha da cervejaria poderão ser transformados em acionistas. O crowdfunding é uma plataforma inovadora e vem alcançando um público invejável graças ao poder da internet. As redes sociais deram uma força incrível. É a economia colaborativa ajudando a movimentar as engrenagens que movem empresas de tamanhos diferentes. Se o mundo está se transformando rapidamente, no setor econômico não poderia ser diferente, com ideias inovadoras impactando sobre o sistema tradicional de financiamento. Vale considerar também que a modalidade reflete a forte tendência dos novos tempos, em que o consumidor, os seus desejos e seus hábitos ganham muito poder.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

HÁ 40 ANOS

12 de outubro de 1977

Professores ainda são necessários?

"Chega-se ao ponto de duvidar da profissão de professor, como se o magistério devesse se tornar mero recurso de treinamento"

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados