A notícia mais esperada de todo final de ano é sempre pela bonificação extra promovida pelo 13º salário. A gratificação natalina, instituída no governo de João Goulart em 13 de julho de 1962, chega a todo trabalhador com carteira assinada, aposentados e pensionistas. Pelos cálculos do Dieese, em Londrina representará a circulação de R$ 442 milhões na economia local.

O pagamento de contas e das despesas comuns ao início do ano, como impostos e material escolar, aparecem como primeiro destino desse importante recurso. Mas, diante da prolongada crise pela qual passa o País, este 2017, segundo avaliação de economistas, deve fechar com um saldo mais positivo, elevando também as expectativas do comércio local para as vendas das festas de fim de ano.

Segundo a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o 13º salário deve ajudar no crescimento estimado entre 5% e 6% nas vendas de Natal. Com a reação sentida pelo comércio neste segundo semestre, segundo o presidente da entidade, os traumas do endividamento e da falta de emprego estão dando lugar ao otimismo. E é com este otimismo que Londrina se prepara para receber seus clientes tendo como estímulo a decoração natalina e uma agenda de atividades culturais.

Entretanto, o levantamento do Dieese traz um importante alerta, o baixo número de empregos formais em Londrina, quando comparado às outras grandes cidades do Paraná. Neste ano, a cidade ocupa a sexta posição, tendo gerado um emprego para cada grupo de 3,35 habitantes, ficando atrás de Curitiba, Maringá, Toledo, Cascavel e Araucária.

A informação, porém não deve ser vista com pessimismo, mas sim com um olhar de futuro, para o que pode ser feito como forma de incrementar nossa economia. Há vários anos, as entidades representativas da sociedade trabalham unidas – como no Fórum Desenvolve Londrina - para reverter os indicadores negativos que a cidade vem apresentado. A FOLHA também tem buscado promover esse debate com a realização, desde 2014, do EncontrosFolha, evento que discute saídas para o desenvolvimento do Paraná. E, com certeza Londrina, vai colher os frutos desse esforço num futuro próximo.