Londrina viveu ontem intensamente um dos momentos mais importantes da sua história no sepultamento de Dom Geraldo Majella, cardeal da Bahia e que exerceu o comando da igreja católica muitos anos na cidade paranaense. Houve excepcional mobilização das autoridades civis e religiosas para marcar o acontecimento, ainda mais se tratando do líder religioso, um dos de maior expressão do país.

Adequação política

O STF decidiu por maioria readequar a questão da representação política em função do Censo demográfico no qual estados e cidades aumentaram ou reduziram sua população. Até 2025 se farão os novos cálculos que definirão os corpos da Câmara Federal e assembleias legislativas. As eleições municipais não se guiarão pelas novas normas baixadas pelo TSE. É o ajuste da democracia à demografia, um reencontro de essências.

Tarifa

Seja no pedágio ou no transporte de massa planilhas se ocupam de definir custos. Já se sabe desde que se iniciaram os leilões, no caso do transporte terão uma queda de 31,18% nas tarifas. Em São José dos Pinhais chegou-se para reduzir tarifas do transporte coletivo a extremo de cortar o ISS, tributo indispensável para baixar a bola, o que não é uma saída racional porque tenderá cada vez mais à perda tributária na hora do reajuste.

Demissão

Pintou a hora do PDV, Plano de Demissão Voluntária, a ser negociado entre a Copel e seus funcionários. É a continuidade do processo de privatização. Enxugar ao máximo possível.

Custo acidente

É de quase R$ 1 milhão o custo por acidente de trânsito. Esforços para reduzi-lo são feitos, mas persistem impossíveis.

Operação

Desde anteontem Fausto Silva, 73, passa pelo transplante do coração. Desde o dia 8 passou a ocupar na fila uma posição especial.

Crise

A crise chinesa está, no caso do Brasil, pondo em risco as nossas exportações de minério de ferro.

Cálculos

Estava armada uma progressão para a Selic de 11,75% a 9% em 2024, mas o último levantamento acusou, com o preço da energia, uma alta de 0,28% que ameaçava o ciclo imaginário de queda da inflação. Ainda se pode confiar nos cortes gradativos.

Destravando

Lula conseguiu destravar metade das emendas, mas aumenta a insatisfação no Congresso com os deputados argumentando que a liberação da fatia de maior interesse está em ritmo mais lento do que o esperado.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA