Mobilização geral
Enquanto a base aliada do presidente Michel Temer faz de tudo para melhorar o placar positivo da primeira denúncia, o núcleo oposicionista age em sentido contrário e pretende montar piquetes à frente da Câmara Federal com listagem dos que votaram contra que chegavam a 227 e convencê-los na porta a nem sequer marcar presença e impedindo o quórum de 342 para início da votação. Desespero dos dois lados, um empenhado em melhores números e outro, o da oposição, convicta da derrota, querendo protelar e agir na obstrução parlamentar.

Segundo cálculos a base aliada de Temer, já teria os 240 votos para derrubar a denúncia e os mais otimistas achavam possível ampliar a diferença. O presidente, consciente do desgaste, mas disposto a não cair na inércia, pretende desfechar agenda de medidas provisórias e, em especial, da reforma previdenciária, ainda que liofilizada para manter a bandeira ofensiva, uma delas com ações específicas para a contenção do desemprego já sinalizadas pelo IBGE e FGV com evolução discreta, mas de qualquer modo progressiva.

De outro lado, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, empenhado em ter mais presença no processo, estaria disposto a patrocinar a votação da reforma tributária. Pela postura negativa das forças de oposição, que não tem como alcançar seu propósito de transferir a decisão de hoje para o meio da semana, a única perspectiva é tirar partido da força dos seus melhores oradores. De qualquer modo, mesmo com seu baixíssimo índice de créditos nas pesquisas, Temer tentará se credenciar como arauto da classe política na condição de um dos seus "mártires" e despertador da esperança nos que, como o senador Romero Jucá, entendem que a prioridade maior é deter, do modo que for possível, a sangria da Lava Jato.

O apartamento
Um dos cuidados nas eleições majoritárias do ano que vem é evitar sinais acentuados de riqueza como apartamentos luxuosos. Por muito menos, Alvaro Dias foi prejudicado em eleição para governador pela exposição, a cargo do petista Jorge Miguel Samek, do layout, na veradde uma planta de sua nova moradia, exibida em jornal e que não era lá assim tão suntuosa, porém que afetou a imagem do candidato. Aconselha-se até a esconder ou deixar para depois a ocupação de instalação luxuosa. Sinal de riqueza é pior em política do que a própria fortuna.

Enfim os recibos
Afinal, os recibos originais do apartamento contíguo ao de Lula foram exibidos ontem junto com o respectivo documento contratual pela defesa do ex-presidente, em entrevista coletiva, anunciando a entrega das peças ao juiz Sérgio Moro que participou ontem de seminário do "Estadão" e que tratou da analogia entre a Lava Jato e o Mãos Limpas da Itália. Pesou nas falas, a recente sondagem do Ipsus que dá valores superiores a 90% nos efeitos práticos da ofensiva judicial e um residual de ceticismo, também expressivo, de 40% que acreditam que tudo termina em pizza.

A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva acredita que as provas reunidas quanto aos recibos e contratos fulmina a denúncia, posto que possa ser colocada sob análise pericial.

Sequência
Apesar dos breques que levaram algumas fases da Publicano para o STJ, o que também já se deu com a Quadro Negro pela investigação sobre o governador, as investigações continuam e o delator-mor da primeira operação, Luiz Antonio da Silva, foi ouvido, anteontem em Londrina, nos processos que apuram a cobrança de propinas em postos fiscais de Porecatu e Sertaneja. O delator, autorizado pela Justiça, está morando em Paranaguá e continua monitorado com tornozeleira eletrônica. Ele confirmou as denúncias contra 12 auditores, um empresário do setor de bebidas e o seu assistente, fatos ocorridos entre 2002 e 2009.

Vejam há quanto tempo se arrastava a roubalheira que afirmam ter jeitinho de praxe há mais de duas décadas.

Desemprego
Londrina é sensível aos números que lhe dizem respeito, daí a repercussão da reportagem de Magaléa Mazziotti sobre o fato de Pato Branco e Maringá terem gerado mais de 2 mil vagas e Londrina haver perdido 811. Curitiba, ao longo de janeiro a setembro, embora sua força nos serviços e na indústria, teve perda de 5.356, menos 883 só em setembro. Não há negativismo porque as matrizes da economia londrinense, comércio e serviços, demoram a refletir os efeitos de melhoras já sinalizadas. De outro lado, há a convicção de que a consolidação de melhora só ocorrerá quando o deslanche alcançar a construção civil, maior empregadora e que lidera até aqui os descartes.

Folclore
Diante do surto de intolerância com reações primárias a obras de arte, dá para lembrar de uma essencialmente herética de Vicente Jair Mendes que durante muito tempo permaneceu em instalação do Centro de Criatividade no São Lourenço: um Jesus adulto com órgão sexual à mostra. Dá para imaginar a reação se a simples escultura da Justiça, expressa numa mulher pelada ao lado do homem nu na praça 19 de Dezembro, ficou, por excesso de pudor, durante anos, nos jardins do Palácio Iguaçu e um grupo de alegres intelectuais queria uni-los no centro da cidade no Dia dos Namorados.