Barragem invicta
Já na relatoria da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, aos cuidados de Bonifácio de Andrada, o bloqueio à segunda denúncia contra Michel Temer funcionou como se esperava. Não há mais a hipótese do ponto fora da curva, havida na primeira, do acolhimento do libelo acusatório da PGR (Procuradoria Geral da República). Tanto naquela oportunidade como agora, o ritual do beija mão e do câmbio de emendas opera com a maior tranquilidade no toma cá dá lá que expõe a torpeza das nossas práticas e como entendemos o exercício da política.

Ironicamente, a corrupção se revela como a terapia adequada para o caso, embora se argumente que política é assim mesmo e essas manobras, ainda que sórdidas aos mais sensíveis, são as regras do jogo na operação do consenso. Como se aí se aplicasse o conceito de Hanneman em torno da homeopatia "similia similibus curantur", mal traduzido na noção de que o mal cura o mal pelo agravamento dos sintomas.

Essa forma de aglutinação é algo que se observa no cotidiano de nosso Legislativo estadual com a maioria que cobre o governo Beto Richa com a prática seguida do tratoraço e que só se liga num mínimo de autocrítica quando a sociedade organizada intervém, como aconteceu agora com as mediações da Associação Comercial e da Faciap contra a alta do ICMS sobre as micros e pequenas empresas e que redundaram numa "reescrita" do tema.

De um modo geral, há perfeita simetria entre o que se vê no parlamento nacional e no da aldeia. Seja qual for o valor em jogo, moral e politicamente iguais.

Tensão no STF
A sessão de ontem do STF, além de histórica até por sua duração, exigiu longos pronunciamentos dos ministros na justificativa de voto e mostrava o pendularismo da situação com Edson Fachin admitindo a aplicação das medidas cautelares sem respaldo parlamentar e Alexandre Moraes postando-se em linha diametralmente oposta. Se a sessão mantivesse o cronograma, teríamos uma novela do dia para dentro da noite. Na realidade, o momento exigia essa concentração excepcional dado o traço controverso da matéria entre juristas e constitucionalistas e a relevância de deixar clara a interpretação de cada um.

Unânime
Pelo jeito, a denúncia baseada apenas em delações formou jurisprudência radical no sentido de que não pode prosperar: várias deliberações tanto do Tribunal da 4ª Região como no STF e STJ foram nesse sentido e a última, em beneficio do senador Renan Calheiros na segunda turma foi por unanimidade com o relatório de Edson Fachin. Como se vê, a mística da Lava Jato, por si só, já não se mostra suficiente para a sustentação do clima punitivo. Renan tem outras denúncias, a mais antiga aquela que o levou a renunciar à presidência do Senado no pagamento de grana a uma mulher, com a qual teve um filho, por uma empreiteira.

Paz finita
Desde que o Depen (Departamento Penitenciário) passou a integrar a área de segurança, tivemos o fim dos motins nas penitenciárias, que eram inclusive frequentes. Pois ontem algo parece indicar que a paz é transitória com duas mortes na Penitenciária Central, um deles enforcado. Está assinalado o alerta.

Renúncia
Ontem à tarde, o presidente do Comitê Olímpico Internacional do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, assinou na cadeia o pedido de renúncia antes que houvesse qualquer medida para destituí-lo que era esperada justamente para ontem.

No espaço
Professores e especialistas da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal) festejavam o feito da equipe que descobriu um novo anel no planeta Haynea.

No chão
Neste fim de semana está programada uma guerra de bexiga d'água no Parque Barigui e a prefeitura lança um alerta para que esses resíduos plásticos não ameacem a fauna daquele logradouro que pode afogá-los ou intoxicá-los.

Segundo no país
Mais uma vez, conforme o IBGE, o Paraná emerge como o segundo do país no desempenho industrial com 4,6% no acumulado de janeiro a agosto. Nesse mês, o desempenho foi de 8,8%. Expressão forte em máquinas e equipamentos, veículos, reboques e carroceria como expressão do agronegócio. O governo, fique bem claro, é o problema, nunca a solução. Se ele funcionasse (infraestrutura, por exemplo, em estradas, ferrovias e aeroportos), o desempenho seria maior.

Folclore
Uma das reações dos adversários de Manoel Ribas era o de sugerir que se tratava de gaúcho e isso porque Getúlio Vargas o descobriu no comando de uma cooperativa ferroviária e o convidou para interventor do Paraná. Era ponta-grossense e, até por isso e pelas afinidades com o universo tropeiro, tinha um "ar" agauchado.