"Desde o início, há tramas contra seus objetivos, algumas com roupagem jurídica e até sutis, outras grosseiras"

Lava Jato sob fogo

A maior operação já exercida no país contra a corrupção, a Lava Jato, nunca foi unanimidade até porque pegou em cheio agentes políticos (a esmagadora maioria tanto de chefões como de laranjas) e empresariais do consórcio público-privado brasileiro. Desde o início, há tramas contra seus objetivos, algumas com roupagem jurídica e até sutis, outras grosseiras, mas por isso mesmo evidentes demais.

Com a maturação do processo, a linha de argumentação adversa cresceu com os transbordamentos eventuais de autoritarismo e fundamentalismo e com a dispersão de nuances a seu respeito. Inclusive no campo da decisões, uma das mais importantes configurada na absolvição de João Vaccari, tesoureiro do PT, e outras mais recentes beneficiando o senador Aécio Neves e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. Um dia isso iria ocorrer por causa da inevitável diversidade de visões dos ministros e do peso das chamadas posturas monocráticas nem sempre centradas na melhor doutrina e mais densa jurisprudência.

Não há como negar que hoje a operação tem uma linha de contestação mais sólida e com perspectiva de avanço, o que não ocorria anteriormente para desespero em especial da classe de advogados criminalistas. Ao longo do tempo, houve um trabalho lento mas determinado no sentido de questionar seus aspectos discutíveis e não foram poucos os ensaios e artigos de filósofos do Direito enfocando a questão, agora com notória veemência.

A própria divisão do colegiado na fixação de limites às delações premiadas e do espaço conferido ao relator revela que hoje há campo aberto ao debate e que a linha acusatória, ainda mais depois do acordado com a JBS, precisa ser reforçada, atualizada, para enfrentar o esforço final que um certo setor da sociedade pretendeu – o de por-se a serviço de suposta intangibilidade da classe política tida como indispensável à democracia, mesmo que isso soasse com o último arranque de um cão atropelado a que tanto se referia Nelson Rodrigues. Vamos botar para fora todo o material disponível sem qualquer constrangimento porque esgoto é esgoto, lixo é lixo e há muito tempo o país nada na cloaca. Já não temos mais com o que se surpreender inclusive com a hipótese de as circunstâncias transformarem heróis em vilões e bandidos em mocinhos.

Paco

Parece incrível, mas ainda há quem caia no conto do paco, aquele do bilhete premiado. Dois marginais que o vinham aplicando acabaram presos e um deles tentou comprar o policial com dez mil reais e essa ousadia incrementou o seu processo com a ousada tentativa..

Inadimplência

Pesquisa da Fecomércio indica que o endividamento das famílias continua crescendo e alcança 88,7% das pessoas ao lado de uma taxa de inadimplência com viés de alta.

Na marra

Aumentam significativamente os casos de a população assumir papéis da polícia: passageiros de um ônibus na Rodovia dos Minérios prenderam um assaltante e o conduziram ao xadrez. Um fato semelhante ocorreu na região mais tensa de Curitiba, na Cidade Industrial, quando um motorista no fim da semana levou um marginal ao Ciap por tentar roubar passageiros no interior do veículo junto com os transportados como testemunhas. Eis um caso de delação assustada coletiva.

Contra o pacote

O setor fiscal da Ordem dos Advogados do Brasil se insurgiu contra a mexida no ISS do pacote de Rafael Greca e promete luta intensa. Como se vê, a segunda etapa ao ajuste fiscal terá uma renovação dos críticos. Pesquisa mostrou que 70% estão contra o prefeito e por causa não só do pacote como também daquilo que o antecedeu, o aumento astronômico das tarifas de transporte coletivo.

Antonina

Antonina ganhou destaque até no "Fantástico" ainda que notoriamente habituada à crítica aos costumes locais no diz que diz que. Dessa feita, estão no rolo ex-prefeito, ex-vereadores e até um gestor da administração portuária.

Prédios históricos

Quando há interesse político-administrativo imediato descobre-se o óbvio do abandono dos prédios históricos da cidade. Houve agora com o Palácio Rio Branco, sede da Câmara, em que se detectou afundamento do assoalho promovido pelos agitos sindicais em função do pacote fiscal. Ora, essa edificação passou por um recente processo de restauração arquitetônica e até por isso merecia mais cuidados. Em passado distante, tempo da Curitiba modelo, isso era preocupação constante, tanto que as unidades de preservação são desta época e parte delas obra de Rafael Greca.

Folclore

Lava Jato no Rio, em função da corrupção generalizada de Sérgio Cabral chegou na área de transporte coletivo e já prenderam o dono da bola de lá, o comandante do oligopólio. Aqui até agora tivemos apenas a operação Riquixá do Gaeco e a Justiça não deu bola para a decisão unânime do Tribunal de Contas que anulava a alta da tarifa.