Pacote indigesto
A reação ao pacote fiscal de Rafael Greca, embora com menos efetivo em termos sindicais do que a oferecida pela APP-Sindicato no caso de igual previdência estadual, se igualaram, o que levou ao bloqueio, por várias horas, da tramitação da matéria na Câmara Municipal. Mediação da Procuradoria Geral da Justiça (Olímpio Sottomaior) e da Polícia Militar tentou convencer manifestantes, por seus sindicatos, a se reunirem com os vereadores. Surpreendeu o nível de arregimentação revelado até pela baixa frequência de ações, afora as desencadeadas no caso das creches e das centrais de Educação Infantil pela rede de professores.
Desde anteontem há concentração diante do Palácio Legislativo (que no passado sediava a Assembleia), o que obrigou a autoridade a cercar quadras e mexer no sistema de circulação afetado severamente com os bloqueios. Houve momentos de dramatização quando quatro vereadores de oposição se recusaram a permanecer na Casa sem que se acertasse o ingresso de número expressivo de sindicalistas, o que ia contra normas dos bombeiros.
Visivelmente os sindicatos sabiam que seriam derrotados se a questão fosse votada face à maioria tranquila de que dispõe a base governista, tal qual se dá também na área estadual, daí a insistência em sustentar o agito para pressionar os camaristas e aumentar os desgastes do prefeito e dos seus aliados. Houve um momento em que especialistas da Polícia Militar teriam recomendado a suspensão da sessão legislativa.
O impasse é claro: pressionada por uma conjuntura fiscal adversa, a prefeitura depende das correções legislativas propostas e, de outro lado, o funcionalismo que não terá aumento deve aceitar mais gastos previdenciários e ainda por cima ver congelados planos de carreira, uma transação desigual em que um lado tudo ganha em nome da estabilidade e outro somente perde. O reajuste é apenas adiado em alguns meses, o que é ônus menor do que o sofrido pelos servidores do Executivo estadual que ficaram duas vezes sem reajuste.
Um clima de resistência civil foi criado e tivemos hostilizações de vereadores da situação em meio às tropelias, daí a necessidade de mediação qualificada.

Desmancha prazeres
No Cristo Rei, na Capital, havia uma horta comunitária tocada voluntariamente por um cidadão que acabou multado pela Secretaria de Urbanismo num gesto típico de como a burocracia insensível vê o mundo e vinculado à compulsão de multar porque até trocado hoje, segundo a regra geral, ajuda a reduzir a crise. Tanto que a Urbs está obrigando os idosos a renovarem seus cartões de gratuidade no transporte que sempre rende algum como em tudo.

Acidentes naturais
A Defesa Civil está fazendo um alerta contra acidentes naturais, em vista de série histórica de sete anos, nas cidades de Prudentópolis, Querência do Norte, Santo Antonio do Sudoeste, Salto do Lontra e Rondon. E, dentro de dois meses, o alerta se estenderá a todo o Estado em função de observações ao longo do tempo. A literatura nossa a respeito é razoável em obras como "Geografia Física do Paraná", de Reinhard Maack, na qual são listados, ao longo do tempo, vendavais, cheias, secas e situações insólitas como a de um pinhal em Guarapuava submetido à fúria eólica que formou uma estrada de dois quilômetros de árvores abatidas e de inundações como as de 1983 no governo José Richa que flagelou cidades ribeirinhas.

Reforma
O sentido principal da reforma secretarial de Beto Richa é o de oferecer salvaguardas a companheiros mais próximos citados nas denúncias em processos eleitorais como Fernando Ghignone e Juraci Barbosa, na Administração e Previdência e no Planejamento. Blindagem com foro privilegiado. Para a Fomento do Paraná, às voltas com uma disputa com o Atlético Paranaense em torno de gastos da Arena da Baixada, irá o ex-presidente do Coxa, Wilson Andrade, o Peabiru, um Atletiba para ninguém botar defeito ou urrar de raiva..

Boato e terror
Dada a situação delicada do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, tem havido exploração na base de boatos terroristas de que estaria com a vida a perigo o relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, autorizou a sua transferência para a carceragem da Polícia Federal. Até brincadeira em situação psicossocial como a nossa (lembram da frase de Aécio "aí se mata o delator") acaba gerando ansiedade e a hipótese de riscos foi levantada recentemente pelo jornal "Correio Braziliense" e, é claro, repercutiu.

Folclore
Na greve dos jornalistas em 1963, poucos meses antes da Redentora, estávamos cercando o "Diário do Paraná", que tentava furá-la, às voltas com uma viatura gigante dos bombeiros que veio para dissolver o piquete (o Adherbal Fortes embaixo das rodas enormes, curvado) quando inventaram a piada de que o Valmor Marcelino veio com uma bandeira russa e eu lhe teria dito "essa não, a antiga" , afinal o pavilhão nacional. Essa estória inverossímil chegou a ser ventilada, o que prova que conforme a atmosfera brincadeira ou boato funcionam como arma letal, como se dá agora com as desditas de Rocha Loures.