Na 25ª hora
Advogados de Lula entraram com recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) alegando falta de condições em curto espaço de tempo para responder interpelações de mil páginas e pedindo, consequentemente, liminar que o desobrigue da audiência de amanhã. O alegado estreitamento do espaço da defesa é a razão do pleito de habeas corpus em favor do ex-presidente, mais um lance, esse no cenário judicial, da novela. É verdade que a audiência é voltada para uma especificidade: o caso do sítio de Atibaia e do tríplex de Guarujá, mas o acervo de outras acusações como as de Renato Duque, segundo a qual o presidente tinha pleno conhecimento do propinoduto da Petrobras, acabam contaminando questões que nada têm de conexas.
Como se não bastasse, tivemos uma liminar judicial proibindo acampamentos em praças e ruas, grande parte delas, especialmente as próximas à sede da Justiça Federal, submetidas a um tipo de bloqueio como o feito na Copa do Mundo em torno das casas e prédios no entorno da Arena da Baixada. O pleito foi da Prefeitura de Curitiba e o assentimento levou a Defensoria Pública a pedir, em nome da liberdade de manifestação, a sua revogação que já havia sido pesadamente criticada pelos movimentos sociais que apoiam o ex-presidente.
Houve também o apelo em vídeo do juiz Sérgio Moro para que os defensores da Lava Jato não viessem para as ruas em clima de hostilidade. Enfim, há todos os condimentos para problemas já imaginados pelas autoridades policiais que acirrem os ânimos, enquanto a Justiça não examina o pedido de habeas corpus. E se o pedido for aceito – e estamos numa escalada de habeas corpus de já condenados na primeira instância, situação em que não se enquadra o ex-presidente -, não haverá audiência, o que não impedirá manifestações a favor e contra o habeas corpus como já houve com tantos, inclusive José Dirceu, por decisão da segunda turma do STF.
O TRF4 tem ratificado as decisões de Sérgio Moro, embora em alguns casos haja até aumentado as penas das sentenças proferidas, mas o pleito em questão tem sua complexidade por se tratar de remédio radical e assentado supletivamente no amplo direito de defesa.

Quatro casos
Pelo menos já temos quatro casos de infestação bacteriológica no mesmo dia (27, abril) e na mesma unidade de saúde da Boa Vista no andamento da imunização contra a gripe, alcançando em todas as situações os idosos, um deles em estado considerado grave. A unidade, obviamente interditada para as apurações de praxe, é submetida a exames para identificar a origem desse acidente.

O circo
Há o lado circense das manifestações prometidas para amanhã em função da audiência na Justiça Federal: como já houve um "tour" da Lava Jato, no qual o Museu Oscar Niemeyer é listado pela exposição de obras de arte apreendidas, as sedes da Polícia Federal e da Justiça bem como a prisão dos acusados como pontos do roteiro, agora proprietários da região alugam sacadas e pontos de estacionamento para os espectadores interessados. É, enfim, a sociedade do espetáculo em pleno funcionamento.

Pacto
Há movimentos que preferem a rua como outros que buscam cenários mais nobres como o "Pacto pelo Brasil", mais do mundo liberal e empresarial, que se reuniu ontem na sede da Fiep para ouvir, à tarde, o procurador Deltan Dalagnol e à noite o juiz Sérgio Moro. Prova que esse setor da sociedade tem lado e se posta a favor das perspectivas que se abrem de um novo ciclo de seriedade na vida brasileira e de combate à corrupção e impunidade. Por sinal que a corrupção permeia tudo e o ciclo, aliás agitadíssimo, do Carvalhinho o comprovou na própria entidade. Portanto, dá para lembrar do aforisma do Clube da Lanterna: "O preço da liberdade é a eterna vigilância". Algo à imagem e semelhança de Carlos Lacerda.

Cidade&futebol
Londrina já se beneficiou, por mais de uma vez, com o futebol e seus feitos como promoção da cidade e, certamente, na medida em que apostar nesse objetivo, poderá ser projetada. Até mesmo a construção de um grande estádio como o do Café por José Richa, ao lado dos feitos civilizatórios que sempre a distinguiram, ajudam a compor a boa imagem. O caso da Chape, claro que aureolado também por um lado trágico, projetou Chapecó agora com o título catarinense como já o fizera com o da Copa Sul-Americana. Agora, quem entra na lista é o Novo Hamburgo, campeão gaúcho que, como o Londrina, leva o nome da cidade.

Folclore
O pedido de habeas corpus em favor de Lula pode não significar o receio da prisão, na qual poucos apostavam, mas se insere em medida radical, um remédio cirúrgico, que pode deter o fluxo da Lava Jato, valendo-se do clima de aceitação da medida mesmo em condenados da primeira instância na segunda turma não se conhecendo o posicionamento num colegiado mais amplo. Se a decisão demorar, as caravanas a favor e contra, que já se deslocam a Curitiba, correm o risco da frustração e os times entrarão em campo para apoiar ou condenar a liberação de Lula como fizeram com a de José Dirceu.