O social não funciona

Costuma-se dizer que as ocupações clássicas de Estado são a parte social: educação, saúde e segurança. Nenhuma delas, no Paraná, como de resto no país, funciona. Exemplos são diários como o das emergências, nestes dias agravadas pela crise do Hospital de Clínicas mais a quebra do tomógrafo do Evangélico, do raio-X encrencado no do Trabalhador e saturação do Pronto-Socorro do Cajuru. Drama em todos os pontos, embora o maior de todos seja no Hospital de Clínicas com a greve médica. Greve é direito, mas omissão de socorro é crime. Dá a impressão que o Estado, agigantado, é inútil.
Lembra do ''Tudo pelo social'' do Sarney? A farsa persiste.

Reclame

Oi, pegaram a TIM tintim por tintim.

Um voto

Repete-se em Medianeira o caso de semanas atrás de cidadezinha de Minas: agora foi Shirlei Brígida, manicure, feita vereadora com um só voto, o dela.

Slogan

O fundamento de São Paulo, em sua insígnia, em latim ''Non ducor, duco'' que significa ''conduzo, não sou conduzido''. E o nosso Ducci prefeito afinal conduz ou é conduzido?

Folclore

Nos anos 50, quando da estiagem, por causa da escassez de forragem, subia o preço da carne e tínhamos batalhas campais de protestos, invasão de açougues e queima de peças inteiras de gado na rua. Na baderna prenderam alguns colegas da universidade e fomos em multidão ao Palácio São Francisco protestar. O chefe da Casa Civil, o mestre Milton Carneiro, sugere a Munhoz governador que ele vá lá na rua conversar com os rebelados. Bento faz uma ''banana'' com os braços para o seu amigo na intimidade e o gesto é explorado, pela oposição, como se fosse dirigido aos estudantes.

Árvores

Segundo recente estudo do IBGE, em 77,1% do Paraná há arborização e tudo chega a 95% ou até mais em 146 cidades.

A rotina

Não bastasse o atraso das obras e mesmo com as garantias do financiamento pela Viúva, como sempre, ainda assim mandaram ao TC incompleta a documentação exigida sobre a Arena da Baixada, cujo prazo venceu ontem. Petraglia nega.

Trombada

Alteração de sentido no encontro das ruas Ane Frank com José Hauer no bairro Boqueirão deu margem a vários acidentes e ontem o maior deles, felizmente sem vítimas, com um caminhão entrando numa casa. A recém-impantada Secretaria de Trânsito não difere em nada, em termos de eficiência, da Diretran.

Fracasso

Campanha do senador Requião contra Bernardo Figueiredo deu em nada e isso demonstra que quanto maior a veemência menor a credibilidade.

Free

Uma revista, ''Free'', é distribuída no trânsito paulista e tem objetivo eleitoral abordando a morte do prefeito de Santo André e procura, de uma forma oblíqua, atingir o candidato petista Hadad. É só ''aquecimento''.