Mais cozinha que Copa

O que se está percebendo nessa disputa para sediar a Copa do Mundo uma festa de egos e de inutilidade. Se esses cartolas da Fifa e CBF fossem ver as condições de São Paulo e Minas Gerais num dia de enxurrada e de caos ainda esperariam que a tormenta amainasse ou exigiriam obras complexas de drenagem nas megalópoles? Percebe-se o tom nada sério dessa emulação entre cidades como se a Copa fosse mais importante que a cozinha, a dinheirama que vai jorrar para empreiteiras na reconstrução de estádios e espaços públicos.

Mínimo regional

O nosso governador enaltece a si mesmo pelo salário mínimo regional, maior do que o de São Paulo, e não percebe o absurdo da comparação. A nossa economia está para a dos paulistas como a do México para os Esteites. Bravata pura.

STJ

Hoje deve ser julgado o caso Olvepar no STJ: Lerner e seu time entre réus. Seu advogado, José Cid Campello, acredita na absolvição.

Fazenda

A ''barra'' pesou em Fazenda Rio Grande e convocaram o Délcio Razera para ajudar o xerife. Para mais falar do que ouvir.

Pesquisa

A pesquisa que deu que quase 70% dos curitibanos não toleram carnaval é o tipo da sondagem dispensável. É o óbvio ululante. Essa é igual a do caiçara que olhando o mar advinha os cardumes. É Acácio puro do Eça de Queiroz.

Repeteco

Essa estória do Beto Richa, mesmo depois do escândalo da sogra, atribuir ao Ezequias Moreira papéis de coordenação política lembra aquela do Lerner que em lugar de afastar o autor dos desvios da Banestado Leasing o nomeou secretário.

Folclore

Estou na Praça Zacarias junto com o Esmaga (Alvino Cruz, já falecido, PHD em ''mordida'' na Boca Maldita) e de repente passa o primeiro trio elétrico que Lerner trouxe a Curitiba para o Carnaval. Entusiasmado com o som, abraço o Esmaga e faço menção de sair dançando. Esmaga me olha sério: será que fica bem pra nós? É por essas e por outras que muitos o viam como a redução sociológica da cidade.

Rasteira

Essa do Lula convocar o senador Osmar Dias para líder do governo equivale a uma ''rasteira'' no PSDB com aquela declaração de que opta por um candidato próprio. Ela é mais contundente e lhe devolve o comando das iniciativas. Em algo Osmar se equivoca: a tal aliança, que o apoiou e elegeu Beto Richa, essa já era. Seu prazo de validade como remédio esgotou. Dá choque anafilático a não ser que tenhamos a candidatura única, o que completaria o circo.

Catão

O deputado André Vargas ameaça processar a ''Transparência Internacional''. E aquele caso dos doadores laranjas de sua campanha na Universidade de Maringá ?