Nos dias 4 e 5 de setembro, em São Paulo, aconteceu a 9° edição do Connected Smart Cities, evento que destaca as cidades mais conectadas e inteligentes do país, considerando informações quantitativas em diversos eixos temáticos analisados anualmente.

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities traz 11 eixos com 74 indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

LONDRINA

No ranking de 2023, publicado no início do mês, a cidade apresentou um resultado muito positivo, passando para 19° do país e a 2° do Paraná, com crescimento contínuo nos últimos 3 anos, passando de 34° do país em 2021, para o 19° em 2023, é a melhor posição que uma cidade do interior do estado obteve desde 2015, ano que o ranking passou a ser aplicado no país. Em se tratando da região Sul do país, Londrina estava em 10° em 2021 e agora chega a 5° posição.

Londrina ganha posições no  Ranking Connected Smart Cities
Londrina ganha posições no Ranking Connected Smart Cities | Foto: iStock

Ao analisar os 10 eixos que compõe o ranking, destaque para a EDUCAÇÂO, que obteve a 29° do país, sendo que não vinha pontuando nos últimos anos dentre as 100 cidades mais bem posicionadas no ranking. Outro eixo que ajudou a cidade a elevar sua posição no ranking foi o URBANISMO, onde Londrina chegou a 6° posição nacional, sendo o eixo de melhor posição que que Londrina alcançou.

Nos demais eixos, Londrina apresentou crescimento no ranking quanto a MOBILIDADE (38), SAÚDE (22°) e TECNOLOGIA e INOVAÇÃO (11°), mantendo a boa posição de anos anteriores. A cidade ainda pontuou em ECONOMIA e MEIO AMBIENTE, porém, ainda não obteve pontuação em 3 eixos do ranking que foram o EMPREENDEDORISMO, GOVERNANÇA e SEGURANÇA.

No ranking divulgado vale destaque para as cidades de PATO BRANCO e PINHAIS, que melhoram sua posição, passando de 77° para 34°, e 62 para 48°, e PONTA GROSSA, que, pelo segundo ano consecutivo, figura no ranking. Os piores desempenhos ficaram para as cidades de MARINGÁ, que caiu 23 posições no ranking nacional, passando da 20° posição para a 43°, e a cidade de FOZ do IGUAÇU, que foi da 35° posição para a 82°.

Veja no quadro abaixo o desempenho das cidades do Paraná que obtiveram melhor resultado no ranking de “Cidade Inteligente” nos últimos anos:

Imagem ilustrativa da imagem Londrina sobe no ranking de “Cidade Inteligente”, já é a 19° do Brasil, e a 2° do Paraná
| Foto: Reprodução

O Ranking “Smart City” coordenado pela Urban Systems é uma boa oportunidade para as cidades direcionarem suas políticas públicas, e proporem ações que possam melhorar a vida das pessoas em relação a sua cidade, facilitando o acesso aos serviços que o município disponibiliza para o cidadão, e, consequentemente, melhorando a relação de valor do cidadão com a gestão pública.

Lúcio Olivo Rosas

Mestre em Comunicação e Semiótica: Significação das mídias

Professor universitário e Market intelligence Professional

[email protected]