Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Experimentando o mundo
| Foto: Imagens: Reprodução


O mundo é um lugar repleto de novas experiências. Milhares de coisas para ver, fazer, tocar, cheirar, provar, subir, ouvir, correr, pular, mergulhar e muito mais.
Mas o mundo também é um lugar repleto de perigos. Milhares de coisas para cair, machucar, tropeçar, cortar, arranhar, quebrar, afogar, esfolar, adoentar e chorar.
Cada criança que nasce enseja novas experiências e toda mãe procura proteger dos perigos de cada criança que nasce.
No livro infantil "Não Falta Nada", a psicanalista carioca Tatiana Filinto lembra que as novas experiências, apesar dos possíveis perigos, fazem parte da infância. São necessárias para o desenvolvimento do ser humano.
Lançado pela editora Peirópolis, "Não Falta Nada" narra a história de um garotinho que vive cercado pelo excesso de cuidados. Seus pais vivem empenhados em protegê-lo dos perigos do mundo.
Quando pequeno, o menino nem sabia direito porque chorava. Logo nos primeiros sinais de choro, recebia uma chupeta na boca. Quando começou a engatinhar, os pais tiravam todos os objetos de sua frente para evitar surpresas. Quando começou a andar, passou a viver o tempo todo colo para evitar os possíveis tombos.
O que mais o garoto ouvia dos pais era: não coloque na boca, não pegue isso, não vá lá, não faça isso, não suba nisso, eu pego pra você, eu levo você, eu seguro, eu abro, eu corto, eu arrumo, etc.
Em "Não Falta Nada", Tatiana Filinto alerta, de maneira lúdica, que o excesso de cuidados dos pais pode atrapalhar as iniciativas necessárias e as descobertas lúdicas da infância.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Experimentando o mundo



Serviço:
"Não Falta Nada"
Autor – Tatiana Filinto
Ilustrações – Visca
Editora – Peirópolis
Páginas – 32
Quanto – R$ 36