Imagine uma vaca que não consegue dormir. Cama, travesseiro, cobertor, pijama e leite quente nada resolvem.
Uma vaca que perdeu o sono como quem perde a chave de casa. E não o encontra em lugar nenhum. Nem embaixo da cama, nem dentro do guarda-roupa, nem atrás do sofá, nem na gaveta de meias, muito menos na geladeira.
Uma vaca que deseja dormir, mas não encontrar o sono perdido. Um sono que parece um bichinho peludo. Um bichinho todo preto. Um bichinho que ronca.
Em sua jornada em busca do sono perdido, a vaca cruza com três figuras em busca de aventuras: Sabugo, Salchicha e Linguicinha.
Sabugo, Salsicha e Linguicinha são três porquinhos criados pelo escritor gaúcho Érico Veríssimo, em 1936, no livro infantil "Os Três Porquinhos Pobres". Alguns anos depois Veríssimo resolveu escrever uma continuação para a história que recebeu o título de "Outra Vez os Três Porquinhos". O volume foi publicado originalmente em 1939.
A obra, reeditada pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Eva Furnari, traz os porquinhos novamente precisando fugir do chiqueiro. Outro Natal se aproxima e eles podem parar na panela para serem devorados temperados com alho e limão.
Durante a fuga, encontram pelo caminho o livro "Os Três Mosqueteiros" do escritor francês Alexandre Dumas (1802 – 1870). Ao lerem suas páginas, resolvem sair pelo mundo e viver aventuras do tempo antigo.
Numa dessas aventuras, Sabugo, Salsicha e Linguicinha encontram um restaurante inusitado comandado por um elefante chamado Basílio. Um restaurante onde os clientes em vez de pararem pela comida, são pagos para comer.
Em outra aventura, ao se instarem numa hospedaria, descobrem que o lugar serve como refeições completamente indigestas. Coisas como sopa de pedra com cacos de vidro, salada de papelão, bife de pneu, fritada de tampinha de garrafa e guisado de chumbo.
Em "Outra Vez os Três Porquinhos", Érico Veríssimo (1905 – 1975) brinca com a narrativa inserindo acontecimentos e situações improváveis. Sem nenhum compromisso com a razão, investe no humor e no nonsense como estímulo à imaginação.

Imagem ilustrativa da imagem Em busca do sono perdido
| Foto: Imagens: Reprodução



Serviço:
"Outra Vez os Três Porquinhos Pobres"
Autor – Erico Verissimo
Ilustrações – Eva Furnari
Editora – Companhia das Letrinhas
Páginas – 56
Quanto – R$ 37,90