Vila Nova reconhecida
Um dos bairros mais antigos de Londrina, a Vila Nova finalmente terá seu nome oficializado pela prefeitura. Em solenidade nesta terça-feira (21), às 19 horas, na Rua Men de Sá, 95 o prefeito Marcelo Belinati (PP) vai sancionar a lei 12.567/2017 que dá o nome de Vila Nova ao bairro. O projeto, aprovado pela Câmara Municipal, partiu da iniciativa do vereador Ailton Nantes (PP). A prefeitura decidiu manter os nomes Monteiro, Agari e Pietraroia que deram origem aos loteamentos que compõem a Vila Nova.

Doação de área para Unicesumar
A Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Londrina aprovou ontem a tramitação do projeto que prevê a autoriza o município a doar de uma área de mais de 16 mil metros quadrados para a Unicesumar que será destinado a construção do Campus. O projeto também altera o zoneamento da área. As obras deverão ser iniciadas, segundo o texto, em 18 meses e concluídos em no máximo 36 meses. Somente o vereador Filipe Barros (PRB) votou contrário ao projeto do Executivo.

'Mais Brasil, Menos Brasília'
A Assembleia Legislativa do Paraná lançou ontem, durante audiência pública, o movimento "Mais Brasil, Menos Brasília", que defende a revisão do pacto federativo e uma melhor redistribuição de recursos aos estados e municípios. A proposição foi do deputado Guto Silva (PSD). Representantes de diversas entidades, órgãos públicos, prefeitos, vereadores, além de interessados no assunto, estiveram na Casa para debater a questão.

Discussão
"Este movimento será aprofundado, com uma discussão mais ampla pela revisão do pacto federativo, envolvendo e pressionando o Congresso Nacional pelas mudanças. Precisamos rever os repasses de recursos de forma mais equitativa, porque o Paraná contribui muito, mas as contrapartidas são ínfimas. Há muita concentração de poder da União, colocando estados e municípios de joelhos, pedindo muitas vezes o que deveria ser um direito", disse Silva. Entre os presentes estavam ainda membros da ACP (Associação Comercial do Paraná), da Fiep (Federação das Indústrias do Estado) e da OAB (Ordem dos Advogados da Brasil) .

Audiência sobre adoção
A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa promove nesta quarta-feira (22/11), às 9h, no auditório do Plenarinho, uma audiência pública sobre adoção tardia. Foram convidados para falar sobre o tema o promotor de Araucária, David Kerber Aguiar, a
juíza de Pernambuco Hélia Viegas Silva que participará por vídeo-conferência;
a assistente social de Araucária e coordenadora da Casa de Acolhimento de Araucária, Cristiane do Nascimento; e Marcelo Santos, que contará sua experiência com adoção tardia.

Tira-dúvidas do eleitor
Eleitores de todo o País não precisarão sair de casa para saber de sua situação na Justiça Eleitoral. Além disso, caso tenham alguma pendência, receberão orientações de como resolvê-la. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou nessa segunda-feira(20) o atendimento por meio do Twitter, que permite ao eleitor ter acesso a diversos serviços e orientações no ambiente de mensagens diretas. Criado a partir da Twitter Business Solutions - plataforma desenvolvida pelo Twitter para facilitar a comunicação de perfis com seu público -, o canal já está disponível no perfil do @TSEjusbr.

Ampliação do CNMP
A Câmara dos Deputados instalará nesta terça-feira (21) a comissão especial que analisará a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que eleva de 14 para 19 o número de membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A proposta amplia a participação dos membros dos Ministérios Públicos Estaduais (MPEs) e dos fiscalizadores de contas públicas. Autor da PEC, o delegado Edson Moreira (PR-MG) disse que a proposição é uma demanda dos Estados. "Não pode ser só maioria federal (no CNMP) e isso é um pedido dos próprios Estados. É importante que todos tenham voz no conselho federal", pregou o deputado que faz parte da chamada "bancada da bala". O CNMP não se posicionou ainda sobre a PEC.

Alckmin apoia Huck
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou na manhã dessa segunda-feira (20) que apoia a entrada do apresentador Luciano Huck para a política. O tucano disse ser da tese de estimular novas lideranças. "A política não pode ser um clube de má fama, que ninguém quer participar." Huck é cotado para disputar a Presidência em 2018. O PPS e o DEM já teriam lhe oferecido legenda. Alckmin reconheceu que o desejo de Huck (se confirmado) e de outras pessoas de fora da política de se candidatarem está diretamente ligado à descrença da população a respeito do trabalho e da atuação dos políticos.

Bolsonaro crê em segundo turno
Em entrevista domingo (19) ao programa "Canal Livre", da Band, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) disse que, se não houver fraude nas eleições de 2018, com certeza chegará ao segundo turno da disputa. "Sou diferente de todos os presidenciáveis que estão aí. Quem declara voto em mim dificilmente mudará. Não havendo fraude, com certeza estarei no segundo turno", afirmou. O pré-candidato diz contar com a simpatia de grupos específicos, como os evangélicos, os que querem ter arma em casa e setores do agronegócio. Acredita, no entanto, que as eleições em urnas eletrônicas no Brasil não são limpas, e por isso defende a impressão do voto. Questionado sobre manifestações pelo país que defendem o autoritarismo, disse que nunca pregou uma intervenção militar.