Orçamento
Está prevista para esta sexta-feira (26), na sede do Iapar, às 15 horas, a audiência pública aberta pela Prefeitura de Londrina para a apresentação do orçamento 2017. O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser encaminhado para a Câmara até o final do mês de agosto, mas antes os números devem ser discutidos com a população. É grande a expectativa em torno dos remanejamentos feitos, diante da reconhecida dificuldade financeira do município.

Licitação da Sanepar
O Tribunal de Contas (TC) do Paraná suspendeu liminarmente licitação da Sanepar, com valor de R$ 18 milhões, para a locação de 730 conjuntos para a emissão de faturas e 36 cabos de dados de coletores sobressalentes. Os equipamentos são utilizados pelos funcionários para a leitura de dados e a emissão das contas de água e esgoto durante as visitas domiciliares. A cautelar foi concedida pelo conselheiro Durval Amaral, por causa da "excessiva formalidade do processo", o que pode restringir demais a concorrência. O TC intimou o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, para o cumprimento da decisão, além de citá-lo para a apresentação de defesa em 15 dias.

Prefeita de batom
Circula nas redes sociais um vídeo da deputada estadual Maria Victoria (PP), que concorre à Prefeitura de Curitiba, fazendo uma "dancinha" com amigos. "Pra Curitiba ficar bom (sic) é o 11 (número do partido) da renovação. Uma prefeita de batom é bom bom bom bom", canta a parlamentar. As imagens começaram a circular na tarde de segunda-feira (22), pouco antes do debate da TV Bandeirantes, e deram o que falar. Maria Victória é filha do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), e da vice-governadora do Paraná Cida Borghetti (PROS).

É ou não ‘pacotaço’?
Tanto o líder do governo na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), como o chefe do Parlamento, Ademar Traiano (PSDB), têm afirmado quase que diariamente que o quarto conjunto de medidas enviado à Casa com o objetivo de combater a crise financeira não é um "pacotaço". Eles consideram o termo pejorativo, uma vez que daria a impressão de que o Executivo quer atropelar as discussões. Entretanto, o "espelho de proposição", protocolado pelo próprio autor, no caso o governador Beto Richa (PSDB), e disponível na página da AL na internet, mostra, entre as palavras-chaves do projeto de lei 419/2016, o termo "pacotaço".

Debate ‘morno’
O primeiro debate entre os nove candidatos à Prefeitura de Curitiba, na noite dessa segunda-feira (22), na TV Bandeirantes, foi "morno", com poucas contraposições de ideias. O atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) e o ex-ministro do Turismo Rafael Greca (PMN) foram os mais visados – o primeiro por ter de responder pela administração e o segundo devido à aliança com o governador Beto Richa (PSDB) e com o deputado federal Luciano Ducci (PSB), que também já administrou a cidade. Também participaram os deputados estaduais Requião Filho (PMDB), Ney Leprevost (PSD), Tadeu Veneri (PT) e Maria Victoria (PP); a advogada e militante feminista Xênia Mello (PSOL); o empresário Ademar Pereira (Pros) e o pró-reitor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Afonso Rangel (PRP). Ao contrário do que aconteceu em outras capitais, o encontro, de quase duas horas e meia de duração, contou com as presenças de todos os nomes que se inscreveram na disputa.

Inspeção na antiga CGU
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu fazer uma inspeção no Ministério da Transparência (antiga CGU) para fiscalizar os acordos de leniência em andamento entre o governo e empresas envolvidas na Operação Lava Jato. Em decisão na segunda-feira (22), o ministro do tribunal Bruno Dantas autorizou que os técnicos do TCU vão ao prédio do ministério para pegar dados sobre o acordo de leniência pedido no ano passado por duas empresas do grupo Engevix, uma das envolvidas no esquema. Bruno Dantas informa que a inspeção será feita em acordo com o ministério que informou oficialmente estar disposto a abrir os documentos para o tribunal, o que antes não ocorria.

Impeachment no YouTube
O Senado Federal vai transmitir ao vivo o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff pelo YouTube, site de compartilhamento de vídeos. A transmissão será feita pelo canal da TV Senado no site. A Rádio Senado também transmitirá a sessão, com comentários, a partir das 7h. O julgamento começa desta quinta-feira (25), às 9h. O link para acompanhamento da sessão estará disponível no site da Rádio Senado http://www12.senado.leg.br/radio e no site da TV Senado http://www.senado.leg.br/noticias/tv/ também a partir de quinta-feira. A transmissão será feita normalmente também via rádio e TV. A lista de canais específicos por estado também está disponível no site do Senado.