Nas ruas
A campanha eleitoral chega hoje às ruas. Conforme o calendário oficial, os candidatos que fizeram a inscrição na Justiça Eleitoral até ontem, prazo final, podem a partir de hoje iniciar a propaganda e pedir voto. Apesar das restrições impostas pelas mudanças na legislação, finalmente a população deve sentir um pouco mais de vibração com a "festa da democracia", que até aqui ficou mais nos bastidores e na burocracia. De acordo com a Lei Eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som de 8h às 22h. Também estão permitidos comícios das 8h às 24h.A propaganda eleitoral no rádio e na televisão deve começar no dia 26 de agosto. A reforma eleitoral aprovada no ano passado reduziu de 90 para 45 dias o período de campanha.

Mais de 6 mil prefeituráveis
A Justiça Eleitoral encerrou ontem o prazo para que partidos e coligações fizessem o registro de candidaturas dos escolhidos para concorrer às eleições de outubro, quando serão disputados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Até as 19h, foram registrados no sistema de candidatos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 6.317 candidaturas para prefeitos, 6.282 registros para o cargo de vice-prefeito e de 166.117 para vereador. O número toral deve ser computado assim que os Tribunais Regionais Eleitorais atualizarem os dados. Com o registro, caberá aos juízes eleitorais julgarem os pedidos de candidatura, que poderão ser indeferidos se os candidatos não cumprirem os requisitos legais, entre eles, estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados possam disputar eleições pelo prazo de oito anos.

Perfil dos candidatos
De acordo com os dados parciais do TSE, a maioria dos candidatos às eleições municipais de 2016 tem ensino médio completo e está na faixa etária de 40 a 49 anos. Cerca de 69% são homens e 31% são mulheres. Em relação a cor, 56% dos candidatos se declararam brancos, 35% pardos e o restante o tribunal classificou como "outros" na divulgação parcial dos dados, sem especificar mais cores. Entre as profissões mais comuns estão a de comerciante, agricultor e funcionário público municipal. Os partidos que têm mais candidatos na disputa são PMDB, PSDB, PP, PSD, PDT, PSB, PTB e PT.

Dúvidas sobre eleição
O Ministério Público (MP) do Paraná criou um hotsite especial com informações diversificadas sobre as eleições municipais para esclarecer dúvidas do eleitor, candidatos e jornalista. Entre os temas abordados, destacam-se as condutas permitidas e proibidas na propaganda eleitoral, os crimes, como compra de votos, boca de urna, "chuva de santinhos" e fraude na votação, além das punições previstas para cada um deles e orientações sobre como denunciá-los.

Informações úteis
O hotsite traz também informações sobre as regras específicas para o dia das eleições, a importância do voto consciente, as atribuições dos cargos em disputa e o papel do Ministério Público, responsável por fiscalizar o processo e receber denúncias da população. O eleitor poderá saber ainda sobre os locais de votação, além do calendário eleitoral com as principais datas até o dia da votação. O site pode ser acessado pelo http://www.mppr.mp.br/.

Semana mais curta
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, Jonas Guimarães (PSB), informou ontem que a semana de trabalhos na Casa será mais curta. A sessão de amanhã, que ocorreria no período da manhã, foi antecipada para hoje. Assim, ao final da primeira plenária deliberativa, haverá mais uma. O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), contestou o anúncio, dizendo que os líderes sequer foram consultados. "Então vamos votar", respondeu Jonas. "Os favoráveis permaneçam como estão", prosseguiu. Como ninguém mais se manifestou, a medida foi mantida.

Pen drive na cela de Dirceu
Agentes penitenciários encontraram um pen drive e dois carregadores durante varredura de rotina na cela ocupada pelo ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (Governo Lula) e pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto na prisão que abriga réus da Lava Jato, nos arredores de Curitiba. A vistoria ocorreu no dia 1º de agosto. Como nem Dirceu nem Vaccari - ambos condenados por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa - assumiram a propriedade do material, o Conselho Disciplinar do Complexo Médico-Penal de Pinhais aplicou aos dois quadros do PT "falta média".

Sem visitas
Na prática, eles vão ficar vinte dias sem visitas - exceto seus advogados. A vistoria ocorreu na quinta galeria e na sexta - são seis galerias no Complexo. A sexta galeria abriga todos os réus da Lava Jato. Dirceu e Vaccari ocupam uma cela. No pen drive só havia arquivos com filmes e músicas. Nenhum documento da Lava Jato. O Conselho Disciplinar do Complexo Médico Penal advertiu Dirceu e Vaccari que se houver nova falta média eles serão punidos por "falta grave", o que vai retardar a progressão do regime penal em que se encontram.