Londrina 'no centro'
Em menos de um ano, são três fases da operação Publicano, investigações envolvendo o parente distante, prisões de empresários e do ex-comissionado do governo estadual Marcelo Caramori, ligados ao escândalo de exploração sexual de menores, prisão de mais de 60 auditores fiscais, a cidade de Londrina realmente esteve no centro de vários furacões que repercutiram além das fronteiras. Talvez, em razão dessa avalanche, que teve a importante atuação do Ministério Público (MP), a assessoria de imprensa do órgão tenha se empolgado e alterado a localização da cidade no mapa. Em comunicado divulgado ontem apresentava Londrina no "Norte-Central paranaense".

Revogação do título de Dirceu
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (AL) aprovou ontem parecer favorável ao projeto que revoga o título de cidadão honorário do Paraná concedido ao ex-ministro da Casa Civil no ano de 2003 José Dirceu. Votaram contra o parecer do relator, deputado Guto Silva (PSC), o líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) e o deputado Péricles de Mello (PT). O deputado Fernando Scanavaca (PDT) se absteve. José Dirceu está preso no Complexo Médico-Penal (CMP) em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) e é réu em processo referente às investigações da Operação Lava Jato. Polícia Federal e o Ministério Público Federal suspeitam que ele teria sido um dos beneficiários do megaesquema desvio de dinheiro público de obras da Petrobras. Dirceu já foi condenado no julgamento da ação penal 470, também conhecido como o processo do "Mensalão". O projeto de autoria do deputado Felipe Francischini (Solidariedade) deverá votado no plenário em primeira discussão nos próximos dias.

Campanha contra a corrupção
A campanha 10 Medidas contra a Corrupção, do Ministério Público Federal (MPF), alcançou no começo do mês a marca de 501.619 assinaturas de cidadãos que apoiam a iniciativa. A campanha foi lançada em 27 de julho deste ano e pretende reunir 1,5 milhão de assinaturas para que as propostas de alteração legislativa sejam levadas ao Congresso Nacional por meio de projeto de lei de iniciativa popular. O conjunto de medidas contempla metas como a criminalização do enriquecimento ilícito; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2; entre outros ajustes.

Pontos de coleta
Segundo levantamento da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, que coordena a campanha, diariamente são recebidas entre 800 e mil assinaturas, oriundas dos diversos pontos de coleta no País. Ainda de acordo com o colegiado, mais de 26 mil assinaturas foram enviadas pelos correios ou entregues pessoalmente à 5ª Câmara, sediada no edifício-sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília (DF). As listas de apoiamento chegam, inclusive, de brasileiros que residem no exterior, destacando-se as cidades de New Haven (Estados Unidos da América), Miami (Estados Unidos da América) e Zurique (Suíça). A íntegra das medidas e a ficha de assinatura estão disponíveis no site www.10medidas.mpf.mp.br.

Elevadores quebrados
Durante as plenárias de ontem e de segunda-feira, o deputado Fernando Scanavaca (PDT) cobrou o presidente da Assembleia Legislativa (AL), Ademar Traiano (PSDB) a troca dos elevadores da Casa. De acordo com o parlamentar, os elevadores onde ficam os gabinetes dos deputados do "baixo clero" vivem quebrando. Com isso, destacou Scanavaca, eles são obrigados a usar as escadas. "Os recursos que estamos devolvendo ao governo poderiam muito bem serem usados com a troca dos elevadores", disse ele, referindo-se às verbas economizadas pela Casa e devolvidas ao Executivo. Ontem, Scanavaca voltou a lembrar do problema e afirmou acreditar que "no prédio do presidente Traiano não deve haver elevadores com problema". Traiano admitiu que a reclamação tem fundamento, e explicou que já existe um projeto para a instalação de mais dois elevadores. O tucano apontou, entretanto, que "as empresas pedem de um ano a um ano e meio para a entrega", por isso a demora.

Aplicativo para localizar pessoas desaparecidas
Foi aprovado na Assembleia Legislativa (AL) o projeto de lei nº 476/2015 que institui o uso de um aplicativo móvel denominado "Alerta Vida", cuja finalidade é auxiliar na busca de pessoas desaparecidas. Segundo o autor da proposta, deputado Marcio Pacheco (PPL), a ferramenta vai permitir que policiais, além de conselheiros tutelares, possam cadastrar informações sobre o desaparecimento de pessoas nos primeiros momentos da ocorrência. O texto determina que a denúncia de qualquer desaparecimento seja comunicada pelo sistema em tempo real para todos os agentes usuários do aplicativo, como também às delegacias, centrais de operações policiais, sedes dos conselhos tutelares e redes sociais. De acordo com Pacheco, a principal função é dar celeridade ao processo de localização de pessoas, integrando todas as instituições de segurança pública do Paraná.