Debate na rádio
Hoje tem debate na Rádio Paiquerê AM com os candidatos a prefeito de Londrina. O seis concorrentes confirmaram presença no programa, que terá duas horas de duração, a partir das 10 horas. Embora o formato do debate promova o embate direto entre os candidatos, a produção da rádio decidiu privilegiar as questões dos jornalistas da emissora e convidados, que serão divididas em quatro blocos.
Brandão fica
Apesar da ameaça do vereador londrinense Antenor Ribeiro (PSC), que cobra que Nelson Brandão opte pelo Ippul ou pelo PSC, o ex-secretário de Barbosa Neto afirmou ontem à FOLHA, em nota, que vai permanecer na gestão de José Joaquim Ribeiro (sem partido) e que, oficialmente, nem recebeu comunicado do partido determinando sua exoneração da administração, sob a ameaça da desfiliação. ''O único pedido recebido neste sentido foi feito pelo vereador Antenor Ribeiro, por telefone. Como os cargos que ocupo são técnicos e, por entender que meu papel é o de servir e trabalhar pela cidade de Londrina, optei por permanecer'', escreveu.
Direito de resposta
A revista VEJA terá que conceder resposta ao deputado federal Luiz Carlos Setim (DEM-PR), por conta da reportagem ''Como transformar um pântano em um negócio de 12 milhões''. A Justiça Eleitoral determinou a publicação de texto no mesmo local, espaço, tamanho, página e elementos de realce do original. O político é candidato a prefeito de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
Sindicância das multas 1
O diretor de Transportes da CMTU, Wilson Santos de Jesus, foi convocado para prestar depoimento no próximo dia 26 sobre suposto envolvimento no esquema de cancelamento irregular de multas de trânsito. Conforme apontou sindicância interna da companhia, ele teria sido beneficiado com um cancelamento indevido de multa aplicada ao seu veículo particular e sido negligente ao ser alertado sobre cancelamentos irregulares.
Sindicância das multas 2
Outros servidores envolvidos no escândalo serão ouvidos a partir do dia 17 pela Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. Quando o relatório da sindicância foi divulgado, em 24 de agosto, o presidente da companhia, Octávio Cezário Pereira Neto, havia garantido que em 15 dias receberia a defesa de Jesus e, se não a considerasse procedente, exoneraria o diretor. Jesus perdeu apenas o cargo de diretor de Trânsito, que vinha acumulando nos últimos anos.
Sindicância das multas 3
Segundo o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, após ouvir todas as testemunhas, a comissão analisa se há necessidade de buscar novas provas e, não havendo, elabora o relatório final. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias, com possibilidade de mais três prorrogações de 30 dias cada. O pedido da presidência da CMTU é para que a comissão finalize a apuração antes do final do ano.
Filho de Rossoni
Rodrigo Rossoni (PSDB) permanece afastado da Prefeitura de Bituruna (Sudeste). A decisão foi tomada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acompanharam o relator do processo, Arnaldo Versiani. Filho do deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, Rodrigo foi afastado do cargo em março deste ano. Após queixa do Ministério Público, a Justiça Eleitoral entendeu que ele abusou do poder econômico ao contratar 528 cabos eleitorais para fazer campanha num município de apenas 12 mil eleitores.
Decisão
''Diante das circunstâncias referentes ao número de cabos eleitorais contratados, ao respectivo percentual em face do eleitorado da localidade, à diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocado, ao considerável gasto despendido pelos autores, ao fato de se tratar de pequeno município e, ainda, de campanha eleitoral alusiva à renovação de pleito, concluiu a corte de origem pela configuração de abuso do poder econômico, mantendo, assim, a decisão de primeiro grau'', ponderou Versiani.
Sem limites
Rodrigo Rossoni alegou em sua defesa que os gastos de R$ 163 mil nessas contratações foram devidamente registrados e que a lei não fixa limite para a contratação de cabos eleitorais. ''(O abuso do poder econômico) compreende sem dúvida a utilização em excesso de eventuais recursos lícitos, mas que podem comprometer a igualdade de oportunidades entre os candidatos e a normalidade das eleições'', rebateu o ministro do TSE. Rodrigo e Nhoatto estão com os direitos políticos suspensos até 2020.
Improbidade
Decisão do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná manteve condenação ao ex-prefeito de Corumbataí do Sul (Centro-Ocidental), José Antonio Cafissi (PSDB), por improbidade administrativa. O político teria adquirido sem licitação combustível, medicamentos e serviço de transporte escolar, por exemplo, além da contratação irregular de médico sem inscrição no Conselho Regional de Medicina. Conhecido na cidade por Passarinho, o político terá os direitos políticos suspensos por três anos, além de pagar multa de duas vezes o valor da remuneração percebida como prefeito.
Expansão
A Procuradoria-Geral da República (PGR) mandou para a Câmara Federal proposição em que pede licença para criar 198 novas unidades em municípios de todo o País. 98 autorizações já indicam o local em que a PGR deseja se instalar, dentre elas seis cidades no Paraná: Jacarezinho, Paranavaí, Cascavel, Francisco Beltrão, Guaíra e União da Vitória.