Coleta de lixo eletrônico em Ibiporã
Ibiporã
- O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã e a ONG E-Lixo de Londrina, promoverá um evento para recolher o lixo eletrônico neste sábado, dia 13 de maio, das 9 às 16 horas, na Praça Pio XII. A população pode levar até o local os equipamentos de informática e telecomunicação, como celulares, televisores e monitores, equipamentos de refrigeração e eletrodomésticos em geral que queiram descartar para que a ONG E-Lixo faça o recebimento e encaminhe para a destinação correta destes resíduos.
Vale lembrar que não poderão ser recolhidas pilhas, lâmpadas e baterias, já que esses resíduos enquadram-se no programa de logística reversa e devem ser devolvidos pela população no local onde foram adquiridos após o uso.

Maringá registra segundo caso de chikungunya
Maringá
- A Secretaria de Saúde de Maringá (Noroeste) registrou o segundo caso de febre chikungunya. Trata-se de uma mulher de 57 anos, moradora do Jardim Alvorada. No dia 13 de abril ela foi atendida em hospital da rede privada, continua internada e seu estado é estável. As ações de conscientização junto à comunidade e de combate vetor, o mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika e dengue, estão sendo intensificados. Esse segundo caso foi identificado no mesmo bairro onde foi registrada a primeira ocorrência, na primeira quinzena de abril (uma mulher de 35 anos). "Os casos não estão relacionados porque as pacientes não tem nenhuma ligação e residem distantes. Mas, o fato de ser no mesmo bairro, impulsiona ações de cuidados mais intensos, principalmente de combate ao vetor, monitoramento da região e alerta em relação a pacientes que apresentem os mesmos sintomas", explica a gerente da Vigilância Municipal Epidemiológica, Pricilha Dalberto. De acordo com calendário epidemiológica estadual, de 31 de julho de 2016 a 11 de maio de 2017, foram notificados 80 casos de chikungunya, sendo confirmados 2 casos autóctones, e estão em andamento 11 casos e 67 descartados.

Ouvidoria da Saúde em Marialva
Marialva
- A Secretaria de Saúde de Marialva (Noroeste) está ampliando o serviço da Ouvidoria do SUS, que até então era somente realizado por telefone (3232-1334), carta e atendimento presencial.
Desde quarta-feira (10), foram instaladas urnas em alguns estabelecimentos que fazem atendimento ao público e um link do Sistema Integrado de Ouvidorias no site, www.marialva.pr.gov.br da Prefeitura Municipal, para que os cidadãos possam registrar sua manifestação online e acompanhar o andamento de sua demanda através de protocolo disponibilizado no e-mail ou através de SMS recebida no celular do cidadão. A ouvidora municipal do SUS, Juliana Aparecida dos Santos Baio, explica ainda que as denúncias também podem ser feitas de forma anônima.

Casamentos coletivos em Toledo
Toledo
- Começa neste sábado (13) a agenda de casamentos coletivos comunitários de Toledo (Oeste), que se estende até junho. Os casamentos serão descentralizados, reunindo famílias da área de abrangência de cada um dos centros de referência em Assistência Social (Cras). Ao todo, informa a secretária municipal de Assistência Social, Marisa Cardoso, 138 casais, divididos nos cinco centros, participam da cerimônia. "A gente prepara toda a estrutura, com ornamentação, música, coquetel, entre outros detalhes, para dar ao momento a importância que ele merece." A preparação não é somente no dia. Desde o início do ano é realizado um trabalho com os casais, incluindo desde a separação dos documentos até reuniões com orientações sobre os benefícios legais que o casamento possibilita. O objetivo maior, complementa ela, é providenciar a legalização dos casais para que eles e seus filhos tenham a acesso aos benefícios sociais que o poder público pode oferecer.