Município fará doação de sucatas
Campo Mourão
- Entidades interessadas em receber sucatas que fizeram parte do patrimônio da Prefeitura de Campo Mourão (Centro-Oeste) poderão habilitar-se a partir do dia 3 de abril até 2 de maio. A seleção será realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
O diretor da pasta, Ireno dos Reis Pereira, estima que o município dispõe de seis toneladas de vários tipos de sucata, como madeira, metais, eletrodomésticos, carcaças de veículos, materiais elétricos, peças e louças sanitárias e plástico. Podem participar do processo seletivo as entidades beneficentes e filantrópicas, especialmente as que atuam na forma de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria (Rua Robson Daciuk Paitach, 112, Jardim Nossa Senhora Aparecida), pelo fone (44) 3525 5669 ou ainda pelo endereço eletrônico [email protected].

Rolândia terá ecopontos
Rolândia
- A Secretaria do Meio Ambiente de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) começou o processo de instalação de dez ecopontos de descarte de material reciclável. As áreas estão recebendo a terraplanagem e em seguida a compactação do solo e, então, os equipamentos vão ser colocados. Nesses espaços poderão ser descartados vidro, papel, plástico e metal. As retiradas vão ser semanais em data a ser definida ou mediante a demanda. Os dez ecopontos custaram cerca R$ 80 mil com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Segundo a prefeitura, os ecopontos serão instalados nos jardins Nobre 1, do Café 1, Novo Horizonte, Santiago, San Fernando, Cidade Verde, Vila Oliveira, Residencial Manoel Muller e distritos de São Martinho e Bartira.

Eleição para diretores em Arapongas
Arapongas
- A Secretaria de Educação de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) realiza nesta quinta-feira (30) a eleição para escolha dos diretores das 24 escolas municipais. O processo será realizado 8 às 18 horas e podem votar os pais de alunos, professores e funcionários da Educação. Cada escola terá ponto de votação e será responsável pela contagem dos votos e envio do resultado para a Secretaria de Educação. Para ser eleito, o candidato precisa obter 50% mais 1 dos votos válidos. O mandato será de três anos. Todos os diretores eleitos passarão por avaliações periódicas, segundo determinação da Educação.

Mortalidade de colônia de abelhas
Irati
- A Secretaria de Agricultura de Irati (Centro-Sul) registrou a mortalidade de uma colônia inteira de abelhas em um apiário da região do Rio do Couro. "Este é o primeiro caso registrado em nosso município este ano. Soubemos que, em cidades vizinhas, como Fernandes Pinheiro e Rebouças, isso também aconteceu recentemente. E nós queremos saber o que está ocasionando estas mortes para ajudarmos apicultores que, futuramente, possam ter o mesmo problema", explicou o secretário Raimundo Gnatkowski. "Em auxílio ao trabalho da equipe da Adapar, realizamos a coleta de amostras de abelhas mortas, abelhas fracas e da condição do favo. Este material vai para análise para nos ajudar a dar um diagnóstico do que causou a mortalidade." Irati produz cerca de 100 toneladas de mel por ano.

Passe do estudante
Maringá
- A Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Noroeste) prorrogou para até o dia 30 de abril o prazo para solicitação do passe livre do estudante. O prazo inicial terminaria nesta sexta-feira (31) e a prorrogação foi deicida para atender os mais de quatro mil estudantes que têm direito e ainda não solicitaram o cartão. Tem direito ao benefício, alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, que residem e estudam em Maringá ou nos distritos de Floriano e Iguatemi. A distância mínima entre residência e instituição de ensino deve ser de 1,5 quilômetro. A solicitação do cartão deve ser feita pelo site da Prefeitura.