Reclamações na Ouvidoria de Campo Mourão
Campo Mourão
- A falta de limpeza em terrenos baldios e calçadas obstruídas foram as principais causas de reclamações dos moradores na Secretaria Municipal de Controle, Fiscalização e Ouvidoria de Campo Mourão (Centro-Oeste) nos dois primeiros meses de 2017, quando foi registrado um total de 872 atendimentos. "As denúncias são encaminhadas para que a secretaria responsável tome as providências legais. O processo fica aberto até a solução e temos um prazo para dar retorno ao munícipe", explica o secretário Cristiano Augusto Calixto. No caso dos terrenos sujos, segundo ele, o primeiro passo é notificar o proprietário estabelecendo prazo para que efetue a limpeza, sob pena de multa. "A prioridade do município é cuidar dos espaços públicos. A limpeza de imóveis particulares é responsabilidade do proprietário." As reclamações, sugestões ou mesmo elogios podem ser feitos pessoalmente, por email, ou pelo telefone 156. Mais informações no http://www.campomourao.pr.gov.br/ .

Trote solidário da Unioeste
Cascavel
- Os calouros da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, realizam um trote solidário. Eles participam de uma campanha, que segue até abril, para arrecadação de mantimentos, fraldas descartáveis, roupas e brinquedos. Este ano, os acadêmicos repassarão as doações para o Hospital do Câncer Uopecan/Cascavel, o Abrigo São Vicente de Paula e a creche Nossa Senhora Aparecida. A população pode ajudar entregando as doações em pontos de coleta distribuídos em estabelecimentos na região. Além disso, os estudantes farão o recolhimento nas casas.

Projeto com crianças em Arapongas
Arapongas
– As atividades da Escolinha de Trânsito da Guarda Municipal de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) tiveram início nesta quarta-feira (22), com a presença de alunos da Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira. Em 2017 o projeto atenderá os alunos dos 4º anos de todas as instituições da rede municipal. Para a realização dos trabalhos, foi feito uma parceria com a Guarda Mirim de Arapongas, que cedeu a Escolinha de Trânsito, além da Secretaria de Educação que apoia o projeto e possibilita à vinda das crianças. "A escolinha forma cidadãos prudentes no trânsito, e os prepara para serem futuros condutores", disse o secretário de Segurança Pública e Trânsito, César Vinicius Kogut.

Faltas a consultas em Umuarama
Umuarama
- Entre 1 de janeiro e 14 de março, a Secretaria da Saúde de Umuarama (Noroeste) disponibilizou 10.394 consultas com médicos especialistas, que foram agendadas e custaram R$ 191 mil aos cofres públicos. Desse total, 1.779 pacientes deixaram de procurar o médico para consulta ou reconsulta, causando um prejuízo de R$ 29.288,00. "Essas consultas poderiam ser remanejadas para igual número de pacientes que estão na fila à espera de atendimento, caso os desistentes comunicasse a secretaria. Mas isso não acontece. O normal é o paciente que perdeu a consulta aparecer dias depois, solicitando uma nova data", afirmou a secretária de Saúde, Cecília Cividini. A secretaria tem controle sobre as faltas e, caso não tenha uma justificativa plausível, o paciente faltoso voltará para o fim da lista de espera. "Entendemos que a espera é longa em algumas especialidades. E muita gente que precisa da consulta com certa urgência está aguardando na fila. É uma falta de respeito com essas pessoas."

Alongamento em Rolândia
Rolândia
- A Secretaria de Esportes de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) promove em vários pontos da cidade aulas de alongamento e exercícios para a terceira idade. Os professores ministram de graça as atividades voltadas ao público com mais de 60 anos. Informações sobre os locais e horários podem ser obtidos pelo fone (43) 3906-1117.