Receitas triviais também podem render pratos que enchem os olhos e dão água na boca, sem muito trabalho. Até o arroz com feijão e bife acebolado ou a simples polenta com molho ganham novos toques de sabor e apresentação. As dicas são da chef Ieda Lara, que ministra o Curso Especial para Empregadas Domésticas no Espaço Gourmet.
O segredo fica por conta de como montar o prato. ''Ensinamos como deixá-lo mais apetitoso visualmente com toques que não vão tomar muito tempo. Você pode transformar um arroz com feijão para prepará-lo e apresentá-lo de uma maneira melhor'', explica a chef, que também selecionou para o cardápio do curso a polenta com ragu, a salada de legumes grelhados, o salpicão de frango, o frango assado com mostarda, além do empadão e da maionese.
São alguns ''truques'' como cozinhar o arroz em fogo médio e desligar antes que ele seque totalmente, isto é, quando ele ainda está levemente úmido. ''O arroz tem que ter um tempo de descanso antes de servir'', conta Ieda. A chef também ensina que bater o bife não deixa a carne mais macia. Ao contrário, quando o bife é batido se perde todo o suco da carne e isso a deixa menos tenra. Para manter a umidade o segredo é sempre usar fogo alto, para selar o bife. ''Assim ele fica mais macio e suculento'', ensina Ieda.
A escolha da polenta para integrar o cardápio do curso, segundo a chef, deve-se à forte presença deste prato na mesa dos brasileiros. ''A polenta está no nosso dia-a-dia. Aqui nós mostramos uma forma diferente de apresentar pratos feitos com os mesmos ingredientes. Dá para criar um prato bonito e gostoso com ingredientes simples'', defende Ieda. ''Não é simplesmente virar a panela dentro de um refratário para levar à mesa. Tem que ter carinho com a comida'', completa. Nessa receita, a polenta vem acompanhada do ragu de linguiça. ''Ragu é o cozido de longa duração com carnes picadas, e não moídas'', ensina a chef.
Além das receitas em todas as aulas, o curso traz orientações sobre higiene pessoal (como a importância do uso do uniforme e a forma correta de lavar as mãos), higiene da geladeira e alimentos, recomendações sobre como congelar os alimentos e dicas de temperos. ''A função não é só passar receitas, mas principalmente ensinar noções de higiene e organização. Muitas não tiveram essa educação de higiene e não fazem porque não sabem como fazer'', explica Ieda. A aluna Marina Silva, de 46 anos, gostou da experiência. ''O curso aprimora o que a gente já sabe. Gosto da troca de conhecimento com as meninas, isso conta muito. A gente fica bem à vontade'', afirma Marina.
As turmas têm 15 alunas e a carga horária é de 12 horas distribuídas em quatro semanas (sempre às sextas-feiras no período da tarde). ''Escolhemos uma vez por semana porque assim não atrapalha o ritmo da casa. Não tem como elas ficarem ausentes por uma semana, seria quase impossível'', justifica Ieda. A nova turma começa no dia 5 de setembro.

SERVIÇO
Espaço Gourmet Gastronomia
Rua Prudente de Moraes, 129, fundos, Mercês
Informações: (41) 3019-0437 ou no www.espacogourmetgastronomia.com.br