VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cadernos Especiais
03/09/2008

GASTRONOMIA - Simples e apetitoso

Chef ensina empregadas domésticas a transformar receitas triviais em pratos sedutores

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois
Fotos: Letícia Moreira
Ieda Lara: ''Não é simplesmente virar a panela dentro de um refratário para levar à mesa. Tem que ter carinho com a comida''
Alunas aprendem truques de preparo e apresentação dos alimentos

Receitas triviais também podem render pratos que enchem os olhos e dão água na boca, sem muito trabalho. Até o arroz com feijão e bife acebolado ou a simples polenta com molho ganham novos toques de sabor e apresentação. As dicas são da chef Ieda Lara, que ministra o Curso Especial para Empregadas Domésticas no Espaço Gourmet.

O segredo fica por conta de como montar o prato. ''Ensinamos como deixá-lo mais apetitoso visualmente com toques que não vão tomar muito tempo. Você pode transformar um arroz com feijão para prepará-lo e apresentá-lo de uma maneira melhor'', explica a chef, que também selecionou para o cardápio do curso a polenta com ragu, a salada de legumes grelhados, o salpicão de frango, o frango assado com mostarda, além do empadão e da maionese.
São alguns ''truques'' como cozinhar o arroz em fogo médio e desligar antes que ele seque totalmente, isto é, quando ele ainda está levemente úmido. ''O arroz tem que ter um tempo de descanso antes de servir'', conta Ieda. A chef também ensina que bater o bife não deixa a carne mais macia. Ao contrário, quando o bife é batido se perde todo o suco da carne e isso a deixa menos tenra. Para manter a umidade o segredo é sempre usar fogo alto, para selar o bife. ''Assim ele fica mais macio e suculento'', ensina Ieda.
A escolha da polenta para integrar o cardápio do curso, segundo a chef, deve-se à forte presença deste prato na mesa dos brasileiros. ''A polenta está no nosso dia-a-dia. Aqui nós mostramos uma forma diferente de apresentar pratos feitos com os mesmos ingredientes. Dá para criar um prato bonito e gostoso com ingredientes simples'', defende Ieda. ''Não é simplesmente virar a panela dentro de um refratário para levar à mesa. Tem que ter carinho com a comida'', completa. Nessa receita, a polenta vem acompanhada do ragu de linguiça. ''Ragu é o cozido de longa duração com carnes picadas, e não moídas'', ensina a chef.
Além das receitas em todas as aulas, o curso traz orientações sobre higiene pessoal (como a importância do uso do uniforme e a forma correta de lavar as mãos), higiene da geladeira e alimentos, recomendações sobre como congelar os alimentos e dicas de temperos. ''A função não é só passar receitas, mas principalmente ensinar noções de higiene e organização. Muitas não tiveram essa educação de higiene e não fazem porque não sabem como fazer'', explica Ieda. A aluna Marina Silva, de 46 anos, gostou da experiência. ''O curso aprimora o que a gente já sabe. Gosto da troca de conhecimento com as meninas, isso conta muito. A gente fica bem à vontade'', afirma Marina.
As turmas têm 15 alunas e a carga horária é de 12 horas distribuídas em quatro semanas (sempre às sextas-feiras no período da tarde). ''Escolhemos uma vez por semana porque assim não atrapalha o ritmo da casa. Não tem como elas ficarem ausentes por uma semana, seria quase impossível'', justifica Ieda. A nova turma começa no dia 5 de setembro.

SERVIÇO
Espaço Gourmet Gastronomia
Rua Prudente de Moraes, 129, fundos, Mercês
Informações: (41) 3019-0437 ou no www.espacogourmetgastronomia.com.br
CONTINUE LENDO

ELEIÇÕES - A política conquistou o engenheiro

Aos 29 anos, quando se elegeu pela primeira vez deputado estadual, Beto Richa decidiu se dedicar à vida pública

ELEIÇÕES - Saúde e transporte, entre as prioridades

Atual prefeito e candidato do PSDB, Beto Richa quer continuar investindo na saúde e melhorar o transporte na Capital

HISTÓRIAS

Panela velha

CENA

Cor

Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados