Você conhece a voz, mas talvez não o nome. Sandy Denny. É ela a responsável pela segunda voz no dueto com seu amigo Robert Plant em “The Battle of Everymore”, aquela faixa na qual Jimmy Page e John Paul Jones preparam o clima com bandolins para depois aterrissarem na plataforma do clássico definitivo da do Zeppelin que é Starway to Heaven no Led IV. Aqueles vocais em contratempo com a voz de Plant são de Sandy Denny.

LEIA TAMBÉM:

Não vá se perder por aí

Cuidado ao olhar para o abismo

Talvez você possa lembrar também da enfermeira que anuncia o nascimento de Tommy no filme da ópera rock do The Who. Denny é uma referência fundamental da história do rock britânico que é relativamente desconhecida no Brasil.

O porquê disto? Seguramente por conta de nenhum de seus discos terem sido lançado por aqui.

O que restringiu seu acesso a apenas colecionadores que tinham grana para comprar LPs de vinil importado na época. Com o hiper-acesso garantido pelo streaming hoje fica fácil de conhecer e curtir os quilates do que Denny deixou como seu legado. É satisfação garantida porque sua voz foi reconhecida como a mais importante de todo o rock e folk britânicos por publicações especializadas como a Mojo e a Uncut. Seu timbre e expressividade são absolutamente únicos.

O começo de sua carreira marcou uma rápida passagem pelo grupo The Strawbs e a gravação de seu primeiro disco. Nesse trabalho toda a potência de sua voz já se mostra por inteiro assim como sua capacidade em desenvolver harmonias não óbvias e previsíveis com seu talento de multi-instrumentista. Além do reconhecimento como intérprete, Sandy Denny também era compositora. Foi nesse primeiro trabalho com o The Strawbs que ela gravou sua composição “Who Knows Where the Time Goes” que mais tarde ganhará o devido reconhecimento ao ser regravada quando ela passou a integrar o Fairport Convention.

Foi nessa segunda banda que a carreira de Sandy Denny ganhou notoriedade. Convidada para substituir a primeira vocalista do grupo, Judy Dyble, que havia engravidado, Denny trouxe para o Fairport seus vocais e também sua visão de mundo. Foi ela que sugeriu à banda incluir clássicos da música tradicional britânica e o resultado foi notável. “What We Did In Our Hollydays” lançado em janeiro de 1969 apresentou Denny para o mundo em sua plena potência. A versão de “She Moves Through the Fair” arranjada por Denny e Richard Thompson (guitarrista do Fairport) é o ponto alto do disco e as versões para “Easter Rain” (de Jonny Mitchell) e “I’ll Keep It With Mine” (Bob Dylan) são arrasadoras.

Em julho do mesmo ano o Fairport vai lançar “Unhalfbricking”, terceiro álbum da banda que traz Denny cantando em francês outra versão de uma composição de Dylan – Si Tu Dois Partir” e também do folksinger americano “Percy’s Song” e “Million Dolar Bash”. Mas é em “The Sailor’s Life” que Sandy Denny brilha em toda sua plenitude. A maneira como ela consegue sustentar as notas com uma precisão e afinação irretocáveis é algo que impressiona qualquer ouvinte de primeira viagem.

E 1969 foi o ano de Sandy Denny e o Fairport Convention fechando dezembro com o lançamento de um terceiro disco, “Liege & Lief”, um clássico definitivo do folk rock britânico que consta em qualquer lista dos discos mais importantes da história. Possivelmente o segredo desse disco reside em sua arquitetura compacta e consolidada. São apenas 8 faixas nas quais o mago e produtor Joe Boyd extraiu da sonoridade da banda e dos vocais de Denny aquela atmosfera própria que o Fairport Convention carregará para sempre como uma instituição britânica. A banda ainda está na ativa e movimenta o calendário musical britânico desde que ajudou a fundar o tradicional Festival Folk Anual de Cropredy, uma festa que consta no calendário turístico da ilha do Rei Charles.

Depois de deixar o Fairport no final de dezembro de 1969, Denny conhece o músico australiano Trevor Lucas e ambos vão fundar a banda Fotheringay. Mais tarde ela se casará com Lucas. A banda começa a gravar, mas o produtor Joe Boyd não se acerta com o grupo.

Depois da gravação de Fotheringay Denny anuncia que vai sair da banda e atritui à hostilidade de Boyd para com a banda a causa de sua saída. Daí em diante ela embarcará num terceiro momento de sua carreira marcadamente com álbuns solo de estúdio: “The North Star Grassman And The Ravens” de 1971, “Sandy” de 1972, “Like Na Old Fashioned Waltz” de 1974 e “Rendevouz” de 1977.

Sandy Denny faleceu em 21 de abril de 1978 com apenas 31 anos de idade em decorrência da queda de uma escada que aconteceu quando visitava a casa de seus pais no interior da Inglaterra. Seu nome de batismo era Alexandra Elene McLean e sua rápida passagem pelo mundo da música a tornou uma referência fundamental na história do folk rock.