Imagem ilustrativa da imagem Pena Branca e Xavantinho


Os muitos matizes da música caipira raiz, na voz de Pena Branca e Xavantinho, expressam experiências que os autores traduzem numa descrição poética da Natureza e do homem em interação com aquilo que eu, e muitas pessoas, consideramos música caipira brasileira em forma de poética.

Os poetas, compositores, músicos e irmãos José Ramiro Sobrinho (Pena Branca) e Ranulfo Ramiro da Silva (Xavantinho), humildes, cantaram em polcas e toadas as mais lindas músicas sertanejas com estilo genuíno, pureza d’alma, bom gosto e ênfase, os mais simples e cotidianos acontecimentos rurais. Suas letras, não apenas louvam a singeleza e a dura lida da roça mas, também, nos apresentam espetáculos maravilhosos do que ocorre na natureza, além de interpretarem e exaltarem o trabalho humano que nesse espaço é desenvolvido pelos protagonistas rurais.

E desse modo, cantando a melancolia da vida rural, valorizaram a natureza e a brasilidade deste nosso imenso País, conseguindo, inclusive, chamar a atenção de cantores e amigos importantes tais como: Almir Sater, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Milton Nascimento, Chico Buarque e outros de mesma categoria, inclusive, até de alguns cantores internacionais.

Amo ouvir suas vozes maravilhosas que eram, e são, o produto de uma união perfeita de afinação, timbre e harmonia. Foi com esse grande talento que conseguiram unir a música sertaneja à moderna, reavivando nossa imaginação para os fatos que acontecem no campo, ao descreverem em forma de poemas as maravilhas de fatos da natureza e a rotina da vida rural.

Muito me emociono ao ouvir musicas interpretadas por suas vozes que me lembram querubins. E, ainda hoje, quando ouço a melodia de suas vozes em dueto, acompanhadas pelos ritmos sonoros tirados de suas viola e violão, fico a lamentar que esses artistas não possam mais continuar nos brindando com suas vozes ao vivo posto que já empreenderam viagem para o andar de cima.

Exatamente por esse triste fato é que quem tem algumas de suas obras cuida delas com carinho e esmero para que possa desfrutar de momentos musicais de especial bom gosto produzidos por essa dupla que tantos prêmios conquistou na sua caminhada profissional cantando, escrevendo e interpretando a boa música brasileira.

Algumas dentre as muitas e consagradas canções deles são: "Chuá, chuá", "Cuitelinho", "Vaca Estrela e Boi Fubá", "Calix Bento", Gente que em de Lisboa". Aventure-se e conheça!