Pelo segundo ano consecutivo, o Londrina chegou na penúltima rodada na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu vencer em casa e adiou o sonho de entrar para a elite do futebol nacional. No ano passado, perdeu para o Avaí no jogo decisivo, mas venceu o Bragantino, fora, na última partida e terminou a Série B na sexta colocação com 60 pontos. Neste ano, o LEC pode chegar aos 62 pontos e encerrar a grande campanha em quinto lugar, caso vença o Vila Nova no próximo sábado (25).

Isso significa que o Tubarão já deu provas que merece subir e que o acesso pode se tornar uma realidade no próximo ano. Acrescente ao bom desempenho na Série B, o título da Copa da Primeira Liga, a força que o time alviceleste voltou a mostrar no Estádio do Café e a atmosfera criada pela torcida nos jogos decisivos contra Cruzeiro e Atlético Mineiro no torneio nacional. Além disso, a continuidade do trabalho do técnico Claudio Tencati se tornou uma marca, um diferencial do clube, em relação aos demais times do País.

Com a manutenção de atletas promissores, como o atacante Safira, e a chegada de bons jogadores, o LEC pode brigar pelo Estadual e entrar ainda mais forte na Série B de 2018. A persistência é o segredo. O planejamento deve ser feito, primeiro, com a meta de jamais correr o risco de ser rebaixado, e depois almejando a Série A com um time competitivo e talentoso.

É só olhar o exemplo do Paraná Clube. O Tricolor da capital ficou dez anos na Série B e até brigou mais contra a degola do que para entrar no G4 em algumas edições. Neste ano, montou um bom time com jogadores acima da média, como o meia Renatinho, trocou várias vezes de treinador, mas a receita de persistência e talento mostrou sua eficiência. Se seguir esses passos, o Tubarão tem estrutura para atingir o mesmo objetivo em menos tempo. Ao invés de uma década, antes do quinto ano na Série B.

Isso é só uma previsão. O jornalismo esportivo é feito de opiniões. Algumas absurdas, outras equivocadas. Eu escrevi aqui nesta coluna que a diretoria deveria planejar 2018, pois este ano terminava em outubro com a taça da Primeira Liga. Assim, era "cumprir tabela" sem chances de rebaixamento ou de uma improvável arrancada para o acesso quase impossível. Estava errado! O Tubarão ficou muito perto de entrar na rodada decisiva dentro do G4, dependendo só dele. Passei o sábado inteiro, torcendo para escrever que eu estava muito contente por estar tão errado. Agora, bola pra frente...