Lições
Quando uma grande tempestade atinge uma cidade brasileira, provocando muita destruição, as autoridades sempre respondem com o mesmo discurso velho e batido. O município não estava preparado e coloca-se a culpa no clima, apesar dos inúmeros alertas dos especialistas. Além disso, perde-se a oportunidade de discutir o assunto quando o primeiro raio de sol aparece.
Depois de uma semana de chuva, ventos e trovoadas, o Londrina também encontrou o seu lugar ao sol após duas vitórias consecutivas e indiscutíveis no Estádio do Café. Se alguém pensa que a atuação do LEC é resultado da truculência de um bando de babacas, que ameaçou a comissão técnica e jogadores no aeroporto, é tão estúpido quanto aquela meia-dúzia que não merece vestir o azul e branco.
Nos dois jogos, o time impôs o seu ritmo dentro de casa e acabou com a sina de não vencer no Café. Posse de bola e toques rápidos em busca do gol do adversário.
Mas, não podemos cometer o mesmo erro. Precisamos aproveitar este período de sol e descanso para falar sobre a tempestade. O Londrina precisa pensar grande, pois o clube alviceleste é gigante. O Tubarão perdeu uma grande oportunidade quando foi desclassificado da Copa do Brasil, torneio que coloca os times nos holofotes e rende uma boa grana para os clubes. Se passasse de fase, pegaria o Rio Branco (AC), que surpreendeu o Figueirense. Depois, o classificado de Joinville x São Raimundo. O LEC tinha todas as condições de chegar até a quarta fase, que antecede a aguardada oitavas de finais com a presença dos grandes que estão na Libertadores.
Página virada, mas a lição fica. Por isso, o time tem que manter o bom futebol, amanhã, contra o Paraná Clube pela última rodada da fase de grupos da Copa da Primeira Liga. Uma vitória no Café deixa o Londrina na primeira colocação e com a vantagem de decidir a vaga nas quartas de finais, em jogo único, em casa, lá no segundo semestre. Grandes chances de enfrentar um Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG ou Grêmio. Se alguns times colocam reservas na Primeira Liga, o LEC deve priorizar a partida desta terça-feira. O triunfo significa projeção nacional e reforço no caixa do clube.
No Estadual, que neste ano não tem transmissão na TV fechada, o objetivo é ficar entre os quatro e na pior das hipóteses, entre os oito. O LEC caminha para atingir uma das metas.

PSTC
Classificado na Copa do Brasil, o PSTC ganhou muito espaço na mídia nacional durante a discussão do local da partida contra o São Paulo. O estádio escolhido foi a Arena Pantanal, em Cuiabá, para a revolta dos torcedores procopenses. O jogo em Cornélio Procópio seria muito arriscado, fato confirmado pelos órgãos de segurança. Mas, o Café poderia ter sido escolhido. Uma grande festa no Norte do Estado com a presença de torcedores do PSTC, São Paulo e de outros clubes paulistas que iriam ao local para apoiar o time procopense.