Todo início de gestão, seja qual for o segmento, gera um mix de desconfiança e esperança. Desconfiança de que o que foi prometido não possa ser cumprido. Esperança de que o que não funcionava ou não era feito direito possa mudar de rumo e começar a apresentar resultados.
Quem gosta, torce ou tenta sobreviver do esporte em Londrina passa por essa situação. A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) teve uma troca de comando e terá na presidência Fernando Madureira. Ainda que a escolha dele, que foi eleito vereador e abriu mão da cadeira para assumir o cargo, e suas consequências políticas sejam questionáveis, não dá para negar que é uma pessoa competente e que entende do assunto. Além da vivência prática, como treinador de taekwondo, tem a vivência administrativa e de gestão, já que foi presidente da Federação Paranaense da modalidade. Isso pode ser o básico para se escolher alguém que será o responsável por gerir o esporte de uma cidade. No entanto, não é o que se viu em Londrina nos últimos tempos em que tivemos até um veterinário comandando a pasta. Não à toa, a comunidade esportiva estava P. da vida.
As propostas e as ideias de Madureira para o esporte londrinense não são algo de outro mundo ou inatingíveis. São interessantes, que demandam boa vontade, esforço, articulação política e busca de dinheiro nos lugares onde estão disponíveis para este fim.
Uma delas é a manutenção dos espaços públicos de prática esportiva espalhados pela cidade e que estão abandonados, como aquelas quadrinhas do seu bairro e do meu bairro, afinal, difícil achar uma que esteja inteira. Além disso, promete colocar estagiários em todas para orientação de quem for praticar esportes nelas. Antecipou o edital do Feipe, dando tranquilidade aos conveniados de planejarem sua temporada com antecedência. Está promovendo uma mudança drástica no quadro de funcionários da FEL. Mexendo com gente que está há anos cumprindo tabela, com um salário gordo e não fazendo nem o mínimo que se espera dessas pessoas.
Quer encontrar uma gestão eficiente para o estádio do Café e aumentar a lucratividade do autódromo, que, com um calendário recheado de provas, pode ser uma grande fonte de receita da FEL.
Enfim, as promessas são muitas. Todas interessantes e realistas. Já falei várias vezes e pode parecer clichê, mas vale reforçar: investir no esporte representa ganhos na saúde, na segurança e na educação. Agora, cabe a nós cobrarmos o cumprimento dessas promessas para termos quatro anos de progresso no esporte londrinense e não mais quatro anos de retrocesso.