Desafio de Temer será concluir um governo na UTI
O desafio do presidente Michel Temer, após escapar de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será cumprir o mandato até o fim, em 31 de dezembro de 2018, apesar de continuar na UTI sem prazo para receber alta. Além da pressão do Ministério Público Federal, que será implacável, o presidente terá de encarar um Congresso que costuma ser impiedoso quando identifica presidentes politicamente debilitados.

Dias difíceis à frente
Políticos avaliam que Michel Temer será incapaz de governar, e preveem dificuldades até para circular no País, no exercício do cargo.

Hora de fazer política
A esperança dos aliados de Temer é que ele exercite todo seu talento de fazer política, impedindo a fuga dos que o apoiam no Congresso.

Abraço de acuados
Temer terá de unir-se a um Congresso também acuado por acusações do MPF, para tentar "segurar" que prosperem processos contra ele.

Fazendo contas
Impeachment ou processos movidos pelo MPF precisam do mínimo de 342 votos. Basta a Temer o apoio de 172 deputados para escapar.

Lula se impressiona com ‘virada’ da imprensa
Habituado a atacar jornais e emissoras, queixando-se de "perseguição da mídia golpista", o ex-presidente Lula revelou a aliados sua surpresa com a "virada da imprensa", que para ele se voltou contra o presidente Michel Temer. O espanto de Lula é que ele verificou, mas não o admite publicamente, que a imprensa brasileira, afinal, persegue apenas notícias. E não poupa os políticos de denunciar as suas malfeitorias.

A casa caiu
Lula não perdoa a TV Globo, desde quando a emissora mostrou fotos de suas visitas ao tríplex do Guarujá, que ele alegava não conhecer.

Está atordoado
O espanto de Lula com a imprensa em relação a Temer foi confirmado por um interlocutor dele junto ao meio militar: "Ele está atordoado".

Mantendo distância
Além do Instituto Lula, que se posiciona em seu nome, Lula tem agora a "assessoria de imprensa" dos criminalistas que o defendem.

Mandaram bem
Ministros nomeados mais recentemente, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira foram muito elogiados por advogados presentes ao julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE, pela qualidade técnica dos seus votos.

Fux fez diferente
Foi um alento o voto do ministro Lux Fux, favorável à cassação da chapa Dilma-Temer: após tantas horas de julgamento, e falando de improviso, ele sustentou seus argumentos jurídicos sem ser chato.

Atitude exemplar
Ao confirmar que o filho foi barrado na entrada do Tribunal Superior Eleitoral por não estar vestido de acordo, o ministro Napoleão Nunes, ao contrário de muitas autoridades, parabenizou a segurança do TSE.

Liderança
Levantamento da Paraná Pesquisas na Bahia mostra que o ex-ministro Jaques Wagner (PT), atual secretário do governo da Bahia, lidera as intenções de voto para senador, na eleição de 2018.

Reforma até agosto
O presidente da Câmara do Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou ontem que sua previsão é de que a reforma da Previdência seja concluída até agosto deste ano.

PT nem aí
O julgamento da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer não suscitou fortes emoções na oposição ao governo Temer. Enquanto o TSE julgava a chapa, senadores petistas tratavam de... reforma trabalhista.

Pernas curtas
Três funcionários da ONU em Genebra aproveitaram as críticas à CPI da Funai, para também atacar o Brasil, que acusaram de matar "um ambientalista por semana". Não apresentaram provas do disparate.

Caças na pauta
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, viaja neste domingo à Suécia para apresentação do novo cargueiro KC-390, da Embraer, e visita às instalações da SAAB, fabricante dos novos caças Gripen para a FAB.

Pergunta no ninho
Após Michel Temer se livrar da cassação, o PSDB vai aproveitar o Dia dos Namorados para reatar o relacionamento com o governo?

Imagem ilustrativa da imagem CLÁUDIO HUMBERTO



PODER SEM PUDOR

Lula quase matou Fidel
No início dos anos 1990, o ditador cubano Fidel Castro foi almoçar na casa de Lula, em São Bernardo (SP). Marisa Letícia teve de cozinhar sob a vigilância da segurança cubana. Ela compreendeu: afinal, a CIA tentava matar o homem há décadas. Mas Fidel meteu um bife rolê inteiro na boca e se engasgou com o palito. Ficou roxo, fez cara de pânico, todos ficaram apavorados, um inferno, até Lula aplicar um providencial tapa em suas costas. Um alívio. Após as despedidas, Lula comentou na porta de casa:
- Quase matei o Fidel, coisa que nem a CIA conseguiu...

Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br