TCU deve bloquear bens de sócios de empreiteiras
Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) constroem o consenso de uma decisão de grande impacto: o bloqueio de bens dos sócios das empreiteiras que roubaram a Petrobras. Na maioria dos casos, só executivos têm sido presos e com seus bens bloqueados, enquanto os sócios das empresas escapam com "acordos de leniência" instituídos no governo Dilma Rousseff. OAS e Odebrecht serão as primeiras. Além do bloqueio, há grande possibilidade de serem declaradas inidôneas.

Direto na conta
No TCU, prospera o entendimento de que os sócios das empreiteiras recebem dividendos dos desvios, incluindo contratos superfaturados.

Bloqueio de R$5 bi
A ideia que prospera no TCU é bloquear bens no valor de R$ 5 bilhões para os sócios de cada empreiteira envolvida e declarada inidônea.

Sócios preservados
Marcelo Odebrecht é considerado o principal alvo na empreiteira, até está preso, mas os demais acionistas não foram incomodados.

O que gera emprego
O procurador junto ao TCU, Júlio Marcelo, matou a pau os "acordos de leniência de Dilma: "O que garante o emprego é obra, não empreiteira".

Discurso agressivo ajudou opositores de Dilma
Após o agressivo discurso em que reiterou a lorota de "golpe", o Palácio do Planalto consultou senadores supostamente indecisos e ficou ainda mais otimista pela confirmação do impeachment de Dilma Rousseff, na votação desta terça (30). Os dilmistas continua céticos. A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) prevê 62 ou 63 votos contra Dilma: "O depoimento muda o cenário, mas para ampliar o placar".

Renan ‘neutro’
Aliados de Renan Calheiros diz que ele manterá a "neutralidade" e não votará no impeachment. Mas não é o que Michel Temer espera dele.

Cansativa
Para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Dilma foi repetitiva, técnica e sem conteúdo político. "Objetividade faria bem", destaca.

Fui!
Nem mesmo Lula e Chico Buarque aguentaram ouvir Dilma durante muito tempo. Logo no primeiro intervalo, o cantor militante "vazou".

Ela não sabe o que diz
No Senado, ontem, Dilma atribuiu a Michel Temer a medida que proibia manifestações políticas na Olimpíada. Ou ela mentiu deliberadamente ou, pior, não sabe que a lei foi por ela proposta e sancionada. Até porque era um dos compromissos do Brasil com o comitê olímpico.

Deputado ameaçado
O deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) foi ameaçado de morte por e-mail: "Seu canalha asqueroso. Ou você renuncia ao mandato ou eu mato você e toda sua família". A polícia da Câmara vai investigar.

Faltou agradecer
Dilma atribui a Eduardo Cunha a paternidade do impeachment. Mal-agradecida, ela nem agradeceu ao fato de o ex-presidente da Câmara haver rejeitado 47 pedidos, antes de acatar este que chega à fase final.

O crime mais rentável
Indagado por Roberto Cabrini, do SBT, qual o crime que rende mais, o megatraficante Fernandinho Beira-Mar respondeu sem pestanejar: "a política". Preso, ele escreve um livro no qual promete contar tudo.

Vendedores de mentiras
Coitados dos diplomatas brasileiros, esses patriotas. Diante de mil mortadelas, que reuniu ontem, alguém da CUT gritou que José Serra (Relações Exteriores) "negocia a venda do pré-sal nas embaixadas".

‘Lindembergue’
Nem mesmo na última oportunidade pública que teria para interagir com seus defensores, Dilma conseguiu acertar o nome do senador petista Lindbergh Farias (RJ). Ela o chama de "Lindembergue".

Silêncio dos inocentes?
"Quando a questionei se o presidente do STF era parte do ‘golpe’, ela preferiu o silêncio", destaca senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Dilma também não respondeu se foi golpe o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, como ela eleito pelo voto popular.

Impeachment, não
Enquanto o futuro do comando do Brasil era definido no Senado, a TV Justiça mostrava reprise de um julgamento do Supremo, de 24 de agosto, presidido por Ricardo Lewandowski. Sobre impeachment, nada.

Pergunta no Senado
Nos anos de roubalheira nos governos do PT, enquanto dormia a pátria distraída, por onde andava Chico Buarque?

Imagem ilustrativa da imagem CLÁUDIO HUMBERTO



PODER SEM PUDOR

Políticos mãos de vaca
Um grupo de políticos discutia certa vez sobre colegas avarentos. Alguém lembrou o dia em que o deputado Hugo Rodrigues da Cunha decolava do aeroporto de Uberaba quando viu pela janela um homem montando "Cinco Estrelas", seu cavalo favorito. Ele pegou o primeiro voo de volta só para dar uma bronca no capataz da sua fazenda. O então senador Heráclito Fortes (PFL-PI) arrancou gargalhadas ao brincar com outro mão de vaca conhecido:
- Ouvi dizer que Tancredo era careca para não ter que emprestar o pente...

Com André Brito, Gabriel Garcia e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br