Foz do Iguaçu – Abertas as inscrições até dia 15 de junho para o curso preparatório de língua espanhola, na modalidade de Ensino a distância (Ead), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. São 40 vagas para candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas no https://inscreva.unila.edu.br/events/551/subscriptions/new . Informações complementares pelo e-mail [email protected] .

Feira de adoção
Cianorte – A Feira de adoção de cães acontecerá dia 27 de maio, das 9 às 16 horas, no Canil Municipal. São cerca de 100 cães de ambos os sexos, diversas faixas etárias, tamanhos e temperamentos disponíveis para adoção. Os interessados devem ter mais de 18 anos, preencher a ficha cadastral e assinar o Termo de Adoção. A feira é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Informações no http://www.cianorte.pr.gov.br/ .



Encontro de raças
Londrina - O Hospital Veterinário UniFil e a UniFil Pet realizam o 7º Encontro de Raças no dia 28 de maio, a partir das 9h, na Vectra Store, às margens do Lago Igapó 2, com orientações sobre cães pinscher, spitz alemão, poodle, pequinês e SRD (sem raça definida). Médicos veterinários também vão esclarecer dúvidas e repassar informações sobre as doenças transmitidas por carrapatos. Também haverá pesagem de animais, aula de adestramento, dicas de cuidados com alimentação e higiene, distribuição de brindes e o animado concurso dos cães mais fashion, mais simpático e mais parecido com o dono. Informações no www.unifilpet.com.br ou fone (43) 3375-7468.

Planetário
Londrina - O Planetário de Londrina (rua Benjamin Constant, 800). abre ao público neste sábado (27) e exibe três filmes. A partir das 14h (entrada franca) será apresentado o filme "Zathura - uma viagem espacial". Nas exibições seguintes o valor do ingresso é de R$ 3. Os ingressos são limitados em 43 lugares para cada sessão. Às 16h está programada a sessão infantil exibe "Tainá-kan". Depois, às17h, a sessão adulta traz o filme "Voyager, mensageiro para as estrelas". Mais informações no endereço www.fb.com/planetariolondrina/.

Saúde
Londrina – Ação de orientação sobre saúde será realizada no dia 28 de maio, das 8 às 12h, no aterro do Lago Igapó, próximo à Sinamed. Quem for caminhar, correr ou passear na região poderá ter a pressão verificada e também a glicemia por uma equipe da Farmácia Vale Verde. A criançada ainda ganha bexigas distribuídas pela Artenge e todos muita água para hidratar.

Caminhada
Lunardelli – A Caminhada Internacional Na Natureza – Circuito Santa Rita de Cássia será realizada dia 4 de junho, às 8 horas, com concentração no Santuário Santa Rita de Cássia. Inscrições no http://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=u4l246l9wp1ll26q21j3 .

Culinária
Londrina – A oficina de sopa "Contabilizando Sabores" acontecerá dia 31 de maio, às 19 horas, na rua Francisco Antônio Galhardi, 1.355, Monte Belo. O evento é promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon). Inscrições e informações pelo fone (43) 3372-6103.

Exposição
Londrina - A exposição "Mulheres de Londrina – Pilares de uma Cidade", com obras do artista plástico Carlos Alberto Ruiz, e a divulgação do livro homônimo de autoria de Maria Elena Bonsanino, pode ser vista na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (av. Rio de Janeiro, 413, Centro) até o dia 31 de maio. Mais informações pelo fone (43) 3371-6500.

Espetáculo gratuito
Curitiba – O espetáculo "Dia Claro, Noite Escura" será apresentado dia 27 de maio, às 16 horas, no espaço Faz de Conta do Shopping Estação (avenida Sete de Setembro, 2.775, Rebouças). O evento é gratuito. Informações no http://shoppingestacao.com.br/ .

Festa do Borrego
Guarapuava - O Grupo de Escoteiros ITA’Y promoverá a I Festa do Borrego no dia 28 de maio, a partir das 8h30, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fogo de Chão - rua Afonso Botelho, 119. A programação contará com apresentações musicais, dança, poesia e artes marciais. Toda a verba arrecadada será destinada à construção da sede do grupo. Mais informações pelo fone (42) 99914-3574 ou pelo e-mail [email protected] .


Domingo no Museu
Paranavaí - A Fundação Cultural promoverá o Domingo no Museu, com o tema "Um espaço para fluir, livres e soltos, como bolha de sabão", no dia 28 de maio, a partir das 14h30, no Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico (Rua Professor Emílio Miljutin Cogej, 116). A programação será composta por atividades culturais gratuitas, como brincadeiras de rua, jogos e encontro com a memória. Mais informações pelo fone (44) 3422-5018 .


Empreendedorismo
Londrina – O workshop "Estratégias para micro e pequenas empresas" será realizado dia 29 de maio, das 19 às 23 horas, na Acil (Rua Minas Gerais, 297, 1º andar). Informações pelo fone (43) 3374-3082.

Brincando com Esporte
São João do Ivaí – O projeto "Brincando com Esporte" será realizado dia 28 de maio, a partir das 8h30, na Praça Bíblica. É direcionado a crianças e adolescentes (de 8 a 17 anos), que poderão participar de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas, supervisionadas por profissionais das áreas de educação física e pedagogia. As atividades acontecerão todos os sábados e domingos, das 8h30 às 17h, até o dia 23 de julho. A realização é do governo federal e prefeitura. Mais informações no http://www.saojoaodoivai.pr.gov.br/ .

Capoeira
Pato Branco – A Prefeitura Municipal promoverá a atividade gratuita de capoeira no dia 27 de maio, das 15 às 18 horas, no Largo da Liberdade. O evento é destinado a maiores de 10 anos e será ministrado pelo professor Rodrigo Fakão. Mais informações pelo telefone (46) 3220-6087.