Apucarana – Abertas até o dia 21 de março inscrições para processo seletivo de ingresso em vagas ociosas no campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O processo é voltado para reingresso de trancados, transferência de turno, transferência interna de curso, transferência externa, reingresso de desistentes e para portadores de diploma. Os candidatos que se inscreverem para transferência externa ou para ingresso como portador de diploma deverão entregar no campus o histórico escolar e os planos de ensino. Apenas para os portadores de diploma é cobrada uma taxa de R$ 25, nos demais casos as inscrições são gratuitas. Informações no site.

Bazar social
Londrina – O Provopar realiza o primeiro Bazar Social de 2017 neste sábado (18), das 9 às 12 horas, na sede da entidade (Av. JK, 2.882, centro). Serão comercializados itens apreendidos pela Receita Federal, como meias, mantas, tapetes, linha para pesca, molinete, vara de pescar, pendrive, cartão de memória, som automotivo, tonner para impressora e carregador portátil de celular. Para realizar a compra, é preciso apresentar o CPF e serão aceitos pagamentos em dinheiro, cartão de debito e crédito. Informações pelo fone (43) 3324-2397.


Feira Madá
Londrina – A feira Madá será realizada neste sábado (18), das 10 às 15 horas, no Museu de Arte (Rua Sergipe, 640, Centro). O evento é promovido pelo Ateliê Coletivo Casa Madá. A programação é composta por exposições, oficinas, discotecagem, apresentação de dança e comercialização de produtos (artesanato, gastronomia e decoração).

Coleta de lixo
Arapongas – A coleta de lixo eletrônico será realizada neste sábado (18), das 9 às 12 horas, no Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin. A ação é promovida pelos Clubes de Serviço Rotarianos e visa recolher materiais eletrônicos (exceto lâmpadas, baterias e pilhas) e destinar para empresa legalmente licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Poemas
Curitiba – A mostra de poemas "Frente & Versos", do professor Alberto Ireneu Puppi, pode ser vista até o dia 20 de abril, no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Rua XV de novembro, 695, Centro . O evento reúne poemas visuais, videopoemas, esculturas e outras intervenções poéticas. O Museu fica aberto de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Mais informações no site.

Exposição Virtual
Londrina – A Exposição Virtual de Vida Integral, da artista Daniela Chineider, pode ser vista até 28 de abril, no Museu de Arte (Rua Sergipe, 640, Centro). A mostra reúne 16 obras feitas em acrílico sobre papel montval. O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. Mais informações no portal.

Desenho
Guarapuava – A exposição "É Desenho", da artista plástica Patrícia Souza Latchuk, pode ser vista até dia 13 de abril, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas, no Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro (Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.399, Centro). A exposição mostra desenhos feitos com técnicas realistas. A entrada é gratuita. Mais informações no site.

Magias
Maringá – O 2º Festival Magias Ingá será realizado nos dias 8 e 9 de abril, no Teatro Marista, com a apresentação de Daba, coordenador da Escola de Magia "La Cueva Mágica". A promoção é do Instituto Cultural Ingá, que também realizará a exposição de itens relacionados com a história da mágica e do ilusionismo, no terceiro piso do Shopping Maringá Park, de 20 de março a 3 de abril. Informações pelo fone (44) 3025-9595 ou pelo e-mail para [email protected] .

Agronegócio
Toledo - Estão abertas até 31 de março as inscrições para a seleção de alunos para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Doutorado - Modalidade Dinter – com área de concentração em Desenvolvimento Regional e do Agronegócio, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O Dinter será ofertado na Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu, com 15 vagas no total, das quais 10 são destinadas aos servidores da Fundação PTI e as remanescentes para comunidade externa. Informações no site.

Tributos
Londrina – A Acil (Rua Minas Gerais, 297, 1º andar) realizará o curso "Intensivo em tributos e regimes especiais nas importações" no dia 25 de março, a partir das 8h30. A consultora Ana Flávia Pigozzo aplicará os temas: tratamento administrativo nas importações, tributos incidentes nas importações, entre outros. Informações pelo fone (43) 3374-3082.

Oficina
Cascavel – A oficina beneficente "Você já despertou o seu real potencial?" será realizada dia 29 de março, às 19h30, no Cais Coworking (Rua Paraná, 5.906, bairro Coqueiral). O evento será ministrado por Eliane Gavasso, master coach comportamental e especialista em Comunicação Assertiva, e visa auxiliar no processo de autoconhecimento e desempenho pessoal. Toda a renda será destinada à Casa Dona Vani. Mais informações pelo fone (45) 3037-5647.

Dobradura
Londrina – Oficina gratuita de dobradura será realizada todas as quartas-feiras, das 10 às 11h30, na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) - Rua Ângelo Gaiotto, s/n, Jardim Santa Rita I. As inscrições podem ser feitas pelo fone (43) 3338-4925 ou pessoalmente.

Caminhada
Campo Magro – O Circuito Verde que te quero verde, da Caminhada Internacional Na Natureza, será realizado dia 2 de abril, com largada em frente à Capela Nossa Senhora do Carmo - Conceição dos Correias. O percurso da caminhada será de 12 mil metros. Os interessados devem se inscrever até dia 31 de março no site.


Palestra
Londrina – A palestra sobre Sociedade Individual da Advocacia será apresentada dia 22 de março, às 19 horas, no auditório da Ordem dos Advogados (OAB) – Rua Governador Parigot de Souza, 311, Jardim Caiçaras. A palestra será ministrada pelo advogado e professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto. Os interessados podem fazer reservas pelo fone (43) 3294-5900 ou pelo e-mail [email protected] .

Políticas públicas
Toledo – Foram prorrogadas até dia 31 de março as inscrições para a especialização lato sensu em Planejamento Municipal e Políticas Públicas de Fronteiras, Desenvolvimento e Integração, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O curso é destinado a membros de associações comunitárias, ONGs, trabalhadores de administração pública, entre outros. As inscrições devem ser feitas no site. Informações pelo fone (45) 3379-7054 ou pelo e-mail [email protected] .

Curso para casais
Londrina – O curso de noivos está com inscrições abertas até dia 22 de março. Ofertado pela Paróquia Imaculada Conceição, o curso será realizado de 23 a 25 de março e abordará temas como planejamento familiar e financeiro, relacionamento do casal e o sacramento do matrimônio. As inscrições podem ser feitas no site ou na Paróquia (Rua Tupi, 241, Centro). Mais informações pelo telefone (43) 3323-9710.