Um livro para colorir com cenas da Vila Yara (zona leste) foi distribuído às crianças do bairro. Os desenhos retratam as aves que dão nomes às ruas, uma família de quatis, inspirada no Ribeirão Quati, que passa pela Vila Yara, a linha de ônibus que cortava o bairro, entre outros.
A ideia foi do presidente da Associação de Moradores da Vila Yara, Vinícius Bueno, em parceria com a comunidade e a produtora cultural Cristiane Resende. Eles convidaram os ilustradores Wilton Pacheco e Patrick Rocha. "A gente produziu de 15 a 20 desenhos que foram transformados em 375 exemplares para serem distribuídos entre as crianças do bairro", explica Rocha. Bueno ressalta que o livro trabalha a memória coletiva e a identificação das crianças em relação ao bairro.
A Vila Yara surgiu em 1947 e foi um dos loteamentos desagregados do centro urbano inicial que compunha o tabuleiro inglês elaborado pela Companhia de Terras Norte do Paraná. As casas de madeira daquele período existem até hoje. "Esse é o bairro de periferia mais antigo de Londrina. Tem uma rua de pedra, sem asfalto até hoje, que é a Jaçanã, talvez a mais antiga via de periferia sem asfalto. Jaçanã é o nome de uma ave que também está ilustrada no livro", ressalta Bueno.

Mamíferos cujo grupo está distribuído desde o Arizona (EUA) até o norte da Argentina, são comuns no Brasil

Ave que habita a América Central e a América do Sul. Deu nome a um distrito da zona norte de São Paulo (capital) que ficou famoso graças à música "Trem das Onze", de Adoniran Barbosa

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional