Pouco mais de duas semanas desde que a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) recomendou a vacinação das pessoas a partir de 18 anos com a vacina bivalente contra a Covid-19 – seguindo recomendação do Ministério da Saúde –, os números de imunizados com o reforço seguem estagnados em Londrina e região metropolitana. A segunda maior cidade do Paraná, por exemplo, tem 44.559 imunizados com a dose extra entre 383.588 aptos, o que representa 11,6% do público-alvo.

Em Ibiporã o percentual é parecido. Apenas 12% da população que pode receber a dose foi em busca nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), cerca de 4.500 moradores. “Nos primeiros dias que foi aberto para o público em geral teve procura, mas depois não teve tanta. Falta interesse da população, até porque houve redução de casos, que foi devido à vacinação, e de certa forma as pessoas ficaram tranquilas”, avaliou Vanessa Luquini, diretora de Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde.

A profissional também acredita que o fato de o município estar enfrentando uma epidemia de dengue pode estar afastando as pessoas dos postos para vacinar, já que estão se recuperando. “Neste sábado (13) vamos fazer uma ação na praça (no centro), das 8h às 13h, para chamar as pessoas para vacinar, tanto com a bivalente, desde que tenha recebido a última dose há quatro meses, quanto com a de influenza”, destacou. Os interessados precisam levar documento com foto e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

CAMBÉ

Cambé tem cobertura vacinal de 25,47%, somando todos os públicos liberados para receber a bivalente. Nesta semana foi aberta a imunização para quem tem entre 18 e 39 anos. “O público mais jovem tem buscado, mas não mais que os idosos. A maioria vacinada com o reforço é de 60 mais. Temos visto que esta faixa etária mais nova tem hesitado por ter se vacinado com quadro doses anteriormente. Temos mostrando que este é um reforço e contra outra variante”, afirmou Mayara Santos, responsável pelo departamento de Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde.

A vacina bivalente protege contra as cepas originais do coronavírus e a variante Ômicron, que é a predominante no mundo. “Estamos atendendo todos os públicos nos postos de saúde, das 8h às 17h, com exceção da unidade Doutor Algacyr Ferreira, que está para casos de dengue. Neste mês teremos uma ação no sábado, que vamos definir a data, para tentar captar o público que não se vacinou.”.

A vacina bivalente protege contra as cepas originais do coronavírus e a variante Ômicron, que é a predominante no mundo
A vacina bivalente protege contra as cepas originais do coronavírus e a variante Ômicron, que é a predominante no mundo | Foto: Gustavo Carneiro

ROLÂNDIA

Outra cidade com baixa procura é Rolândia, que aplicou 3.841 doses bivalente, aproximadamente 7,5% da população acima de 18 anos. A imunização da população idosa está em 27%. “A população acima de 60 anos é sempre mais engajada com a questão da vacina, como Covid, gripe e outras doenças, e mesmo assim consideramos que está baixo”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Karla Ulinski. A vacinação de idosos no Brasil com a bivalente está liberada desde fevereiro.

VÍRUS RESPIRATÓRIOS

A preocupação é com a proximidade do inverno, quando são recorrentes as doenças respiratórias. “A tendência é de as pessoas ficarem em ambientes fechados e aumento das infecções respiratórias. Devemos tomar a vacina, de preferência, antes do inverno chegar, para criarmos anticorpos de defesa contra a gripe e a Covid”, orientou.

A falta do reforço somada aos cuidados que foram deixados de lado podem provocar outros problemas. “Pode proporcionar pessoas não vacinadas ou com poucas doses a se infectarem e transmitirem. Além disso, temos a questão das mutações”, lembrou Vanessa Luquini, de Ibiporã. De acordo com a Sesa, 97% dos municípios paranaenses já convocaram a população acima de 18 anos para receber a vacina bivalente contra a Covid-19.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.