Os campi Londrina e Apucarana da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) devem ofertar novos cursos de engenharia a partir de 2013. As propostas de projetos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia Elétrica, em Apucarana, e Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Produção, em Londrina, serão avaliadas pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) da UTFPR e já contam com autorização do Ministério da Educação (MEC).

As demandas para estes novos cursos foram encaminhadas por entidades civis locais, como estratégias de alavancar o desenvolvimento destas regiões, e foram discutidas e acordadas em reunião realizada no início do mês no Ministério da Educação.

No Campus Londrina, a abertura dos novos cursos conta com o apoio do governo do Estado, que repassará à UTFPR R$ 3,8 milhões para aquisição de área de 37 mil metros quadrados. Em um segundo momento, o Estado disponibilizará recursos também para obras e equipamentos. A UTFPR ainda irá pactuar com a Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu/MEC) a liberação de pessoal e de recursos para custeio, aquisição de equipamentos destinados aos cursos e para a ampliação do espaço construído.