A secretaria municipal de Saúde de Londrina iniciou as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde do Cafezal, localizada na Rua Abraham Lincoln, 65, zona sul. Durante a reforma, a unidade está fechada para atendimento ao público e os serviços foram realocados principalmente para a Universidade Positivo, localizada na rua João Rogério Ribeiro Bonesi, 150.

Já para os procedimentos de curativos, a população pode se dirigir a qualquer outra UBS do Município.

Os serviços de farmácia e aplicação de vacinas também não estão sendo realizados na sede temporária da UBS Cafezal, devido a adequações que estão sendo feitas no local para abrigar a estrutura da farmácia e armazenamento de vacinas. A população pode se dirigir a qualquer outra UBS para a retirada de medicação e realizar a vacinação. A previsão é de que na próxima semana estes serviços sejam ofertados na sede provisória.

LEIA TAMBÉM:

= Após desabastecimento, Londrina volta a ter vacina contra a gripe

= Médicos são denunciados pelo MP por morte de jovem na UPA Sol

OBRA

A reforma tem custo de aproximadamente R$ 500 mil. Serão realizadas diversas melhorias, como pintura externa e interna, troca de vidros, revisão completa de elétrica e hidráulica, troca de piso interno, troca de bate macas, revisão da estrutura do telhado, reorganização dos espaços internos, ampliação da farmácia, entre outras intervenções. A empresa contratada para realizar a obra é a Smart Link Soluções LTDA, que terá cerca de 90 dias para entregar as melhorias à população.

Melhorias no espaço de saúde são uma reivindicação antiga da população. Conforme reportagem da FOLHA, publicada em setembro de 2023, moradores do bairro realizaram um protesto para reclamar da estrutura e cobrar uma reforma.

A UBS do Cafezal foi inaugurada em 1983. Em 1997 passou por reforma e outras duas reformas em 2011 e 2014. Com 385 m², sua área de abrangência é de cerca de 15 mil habitantes residentes dos bairros: Jardins Acapulco, Del Rey, Quadra Sul, Tarobá e Tarobá 1, Conjuntos Habitacionais Cafezal 1 (Anibal Siqueira Cabral), Cafezal 2 (Oscavo Gomes dos Santos), Cafezal 3 (Barbara Daher), Cafezal 4 (Antonio Marçal Nogueira), Bom Pastor (Jamile Dequech), Kiogo Takata, Chácara São Miguel.

(Com informações do N.Com)