Esta é uma história que envolve cumplicidade, amizade e dedicação. Uma prova de que juntos estes três valores podem ajudar a superar dificuldades. Eduardo Luis Sabbadini, de 38 anos, e Paulo Alexandre Tozzi, de 23, têm Síndrome de Down e são alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cambé (Região Metropolitana de Londrina). E não imaginavam se tornar atletas profissionais até conhecerem um professor que mudou a trajetória deles, Rodolfo Lara Moscardi.
Lá se vão 14 anos desde que ele pisou na Apae pela primeira vez. E nessa trajetória, um trabalho lhe enche de orgulho. Foi ele quem encaminhou os dois ao atletismo. E mais do que participar da evolução motora, o professor criou uma relação de amizade com os dois. "Além de técnico, acabo sendo um pouco pai e mãe deles. Como a gente viaja muito para as competições, participo demais da vida deles e gosto bastante desses momentos, pois acabo aprendendo também."
E a sintonia é tanta que quando esse trio se reúne em competições o sucesso é praticamente certo. Foi assim no mês passado, em Florença, na Itália. Eles disputaram pela primeira vez o Mundial para Síndrome de Down, o Trisome Games. E entre atletas de 34 países, os cambeenses brilharam. Eduardo foi ouro no lançamento do disco, prata no arremesso de peso e bronze no salto em distância e no lançamento de dardo. E Paulo conseguiu dois bronzes nos revezamentos 4x100 metros e 4x400, integrando a seleção brasileira. "Estou muito feliz com os resultados", resume Eduardo, que também já faturou sete títulos brasileiros somando todas as modalidades que disputa.

acidente genético que causa uma alteração cromossômica no indivíduo. Crianças com a síndrome podem ter deficiências intelectuais e algumas características físicas específicas

arma de arremesso, com ponta de cobre, bronze, ferro ou pedra talhada, semelhante a uma lança. Atualmente é utilizado em competições esportivas com tamanhos e pesos diferentes

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional