Cerca de 70% da comida que chega às mesas das famílias brasileiras é oriunda da agricultura familiar. Em Londrina, são quase três mil estabelecimentos rurais que se enquadram nesse perfil. São produtores como Maria Santa Barison Pieroli, de 63 anos, do Sítio Ouro Fino, no Distrito de São Luiz (zona sul).
"Plantamos milho, soja, frutas e até hoje tem um pouco de café ali", ressalta. "Há dez anos eu e minha cunhada fazemos geleias e licores com as frutas da época e porque elas estragavam muito rápido. Também começamos a fazer biscoitos", informa. Além das frutas, com o leite produzido no sítio ela faz os biscoitos de nata e os doces de leite. A produtora conta que as receitas vêm do tempo de suas avós.

Maria Santa é uma das cinco produtoras que ocupam o Espaço da Agroindústria Familiar, instalado no box 33 do Mercado Municipal Shangri-lá (zona oeste), pela prefeitura. A proposta é fomentar e qualificar o desenvolvimento local, além de apoiar o agricultor familiar. "Nós estamos conquistando esses espaços aos poucos. Aqui e nos espaços dedicados à Economia Solidária temos o apoio da prefeitura. Não compensava para a gente fazer isso por meio das feiras, porque tínhamos que desmontar a estrutura e levar o que não tinha sido vendido de volta", aponta.

O agricultor do Distrito de Maravilha (zona sul), Adriano César Marcolino, comercializa no box produtos embalados como o milho verde, abobrinha, quiabo e jiló. E pretende aumentar o leque de produtos. "Eu estou preparando no sítio uma cozinha própria para preparar pamonha e bolo de milho para agregar mais valor à mercadoria", projeta. Ele destaca que o milho verde é o seu carro chefe. "A gente embala ou vende na palha para outras pessoas." (Leia mais na edição desta quinta-feira)

Serviço:
Mercado Municipal Shangri-lá (Rua Visconde de Mauá, 168) funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 19 horas, e aos domingos das 7h30 às 12h30