VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cidades

UEL divulga títulos para próximos vestibulares

Obras são trocadas a cada dois anos pelo Departamento de Letras; correções do certame 2018 já começaram

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Anderson Coelho
Anderson Coelho - Cerca de 8,4 mil candidatos estavam aptos a realizar as provas da segunda fase do vestibular da instituição
Cerca de 8,4 mil candidatos estavam aptos a realizar as provas da segunda fase do vestibular da instituição


O resultado do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) só será divulgado no dia 24 de janeiro, porém a instituição já trabalha nas provas referentes ao concurso de 2019. Nesta quarta-feira (6), a Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) divulgou a lista com os dez livros que serão exigidos nos conteúdos de literaturas e língua portuguesa do próximo vestibular. Entre as obras estão "A hora da estrela", de Clarice Lispector, e "Alguma poesia", de Carlos Drummond de Andrade.
PUBLICIDADE

De acordo com Roberto Mantoani, diretor administrativo da Cops, a mudança de títulos acontece a cada dois anos. "O Departamento de Letras da UEL se reúne e faz esta indicação das obras que farão parte dos próximos vestibulares. Os professores que o compõe têm a liberdade da escolha, mas dentro de critérios, como a preferência de autores nacionais, até como uma forma de valorizar a nossa literatura", explicou. Os novos livros valerão para o biênio 2019-2020.

Por enquanto, estão descartadas mudanças no formato do próximo vestibular ou das provas para ano que vem. Já o calendário de 2018 está pré-definido, mas ainda aguarda a verificação da data de outras provas e a aprovação da Comissão Permanente de Seleção, que atua dentro do Cops e reúne representantes de todos os centros de estudos, e do Conselho de Ensino. "Observamos para não coincidir com o dia do Exame Nacional do Ensino Médio e de outras instituições públicas do Paraná."



CORREÇÃO
A segunda fase do vestibular 2018 da UEL chegou ao fim na terça-feira (5) com a realização das provas de habilidades específicas. Dos 8.421 candidatos aptos a realizar o concurso nesta segunda fase, pelo menos 467 faltaram nos três dias de exame. Segundo a Cops, o número foi dentro do esperado e manteve a média anual. A UEL ofereceu neste ano 2.482 vagas, em 53 cursos de graduação.

"O balanço é positivo, porque não tivemos nenhum registro de ocorrência ou transtorno na universidade ou em qualquer outro local de prova. Isto acaba sendo uma marca, porque nos prevenimos com antecedência para evitar que algo ocorra, mantendo contato com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, empresas de ônibus e aparato interno de segurança. Além disso, existe uma organização de logística nos espaços que recebem o vestibular", afirmou Mantoani.

Concomitante a preparação para o próximo vestibular, a UEL começou a corrigir as provas do atual certame. São cerca de 80 professores dedicados exclusivamente à revisão dos exames, além dos servidores responsáveis pelas redações. Uma equipe atua em cada disciplina, das 17 cobradas nas provas, trabalhando diuturnamente. "Começa às 8h e vai até as 18h este trabalho. Porém, se houver necessidade de estender para dar conta de entregar no prazo, também existe esta possibilidade", destacou.
Pedro Marconi
Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Endemias e recicladores conscientizam moradores

População da zona norte receberá informações sobre a separação correta do lixo e também de combate ao Aedes

AVENIDA PARANÁ

Vamos pegar um cemitério?

Alguns colecionam selos, latinhas de cerveja, miniaturas, escândalos — eu coleciono epitáfios

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados
HOSPEDADO POR
Hospedado por Mandic