Com o fim das provas do Vestibular 2018 da UEL, a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL se debruça na correção de provas e na divulgação dos aprovados, no próximo dia 24 de janeiro, às 12 horas, no endereço www.cops.uel.br. Entretanto, a pasta inicia os preparativos do novo concurso, que selecionará os futuros universitários, em 2019. No próximo vestibular haverá mudança de autores exigidos nos conteúdos de Literaturas e Língua Portuguesa.

Imagem ilustrativa da imagem UEL divulga obras e autores do Vestibular 2019
| Foto: Anderson Coelho/Grupo Folha



Abaixo a lista completa das obras e autores do Vestibular 2019:

1. A hora da estrela - Clarice Lispector
Sinopse: Em seu último romance, Clarice Lispector criou um narrador fictício, Rodrigo S.M, que relata a vida da jovem nordestina Macabéa, ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota.

2. Alguma poesia - Carlos Drummond de Andrade
Sinopse: Publicado em 1930, o volume apresenta 49 poesias, reunindo produções de Carlos Drummond de Andrade de 1925 a 1930, e está dedicado ao poeta e amigo Mário de Andrade, que publica, no mesmo período, Remate dos Males, obra que viria a dar uma nova conformação à poética do Papa do Modernismo.

3. Vozes anoitecidas - Mia Couto
Sinopse: Vozes Anoitecidas é uma coletânea de contos do moçambicano vencedor do Prêmio Camões, Mia Couto, que chegou ao público em 1987 e foi publicada em 2013 no Brasil, pela Companhia das Letras. O livro reúne doze pequenos contos. Foi o livro de estreia de Mia Couto na prosa, antes disso ele já atuava como escritor, era jornalista e também escrevia poemas, que também são belíssimos. Sou suspeita para falar do escritor, o lirismo que contém seus versos, sejam eles em poesia ou prosa sempre me encanta.

4. Amor de perdição - Camilo Castelo Branco
Sinopse: Bem ao gosto romântico, a característica principal da novela passional é o seu tom trágico. As personagens estão sempre em luta contra terríveis obstáculos para alcançar a felicidade no amor. Normalmente, essa busca é frustrante. Mesmo quando os amantes ficam juntos, isso é conseguido a custa de muito sofrimento. Os direitos do coração, frequentemente, vão de encontro aos valores sociais e morais. Segundo o autor, Amor de Perdição foi escrito durante 15 dias, em 1861, quando ele estava preso na cadeia da Relação, na cidade do Porto, por ter-se envolvido em questões de adultério.

5. Clara dos Anjos - Lima Barreto
Sinopse: O autor denuncia os problemas cotidianos do início do século XX: preconceitos raciais, sociais e de gênero. A obra expõe o papel feminino e os preconceitos que a mulher sofria naquela época, como a submissão, o abandono, a violência e o constrangimento público. O romance é narrado em 3ª pessoa, onisciente. O narrador às vezes é intruso, intervindo na narrativa confundindo-se em alguns momentos com a voz de Clara.

6. Comédia para se ler na escola - Luis Fernando Veríssimo
Sinopse: Uma seleção de crônicas de Luis Fernando Veríssimo apresentada pela escritora - Ana Maria Machado. A seleção permite ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Veríssimo prestando atenção nos múltiplos recursos deste artesão das letras. Os exercícios de linguagem ou de estilo podem ser conferidos em crônicas como 'Palavreado', 'Jargão', 'O ator' e 'Siglas'. As comédias de erro estão presentes em 'O Homem Trocado', 'Suflê de Chuchu' e 'Sozinhos'. As pequenas fábulas, com moral não explícita, aparecem em 'A Novata', 'Hábito Nacional' e 'Pode Acontecer'. Os resgates da memória é a marca de 'Adolescência', 'A Bola' e 'História Estranha'. E, por fim, as abordagens de temas recorrentes revelam-se em 'Da Timidez', 'Fobias' e 'ABC'.

7. O demônio familiar - José de Alencar
Sinopse: Em Demônio Familiar, ambientada no Rio de Janeiro de meados do século XIX, Alencar expõe a história da família da viúva D. Maria. Seu filho mais velho, Eduardo, médico recém-formado, assume a posição de líder familiar, auxiliando na condução dos destinos da irmã Carlotinha – moça casadoura que mantém um discreto namoro com Alfredo, amigo do irmão – e do caçula Jorge. Eduardo tem um escravo particular, o moleque Pedro, pouco interessado no trabalho doméstico e que não perdia nenhuma oportunidade de passear pela cidade que se urbanizava. O grande amor de Eduardo é Henriqueta, amiga de Carlotinha, que também ama o rapaz. No entanto, a união é impedida pelo projeto de casamento da moça com Azevedo, moço rico recém-chegado de Paris, ao qual ela se submetia, para auxiliar seu pai, Vasconcelos, a saldar algumas de suas vultosas dívidas.

8. O filho eterno - Cristovão Tezza
Sinopse: Como o protagonista de seu romance, o autor tem um filho com síndrome de Down. O livro não disfarça o caráter de acerto de contas do escritor com seu filho – ou, melhor dizendo, consigo mesmo no papel de pai desse filho. A obra se afigura como uma brilhante reflexão sobre a necessidade e a importância da ação do tempo para operar o ciclo da aturação/amadurecimento. Este ciclo se justifica porque plasma duas variáveis significativas de um problema que a crítica literária tem, ao longo de sua história, tratado de forma dicotômica: o narrador e o autor, o sujeito real e o personagem, o escritor e o protagonista, ou ainda, quaisquer outros aportes demonstrativos que se queira dar para separar o homem que escreve da ficção que ele escreve.

9. Poemas escolhidos de Gregório de Matos - Gregório de Matos
Sinopse: Esta coletânea apresenta ao leitor uma seleção poemas de Gregório de Matos nas diversas modalidades que cultivou - a satírica, a encomiástica, a lírica amorosa e a religiosa -, de par com notas de esclarecimento do texto, um perfil biográfico do poeta e uma análise crítica de sua obra.

10. Quarenta dias - Maria Valéria Rezende
Sinopse: Quarenta dias no deserto, quarenta anos. É o que diz (ou escreve) Alice, a narradora de 'Quarenta dias', romance de Maria Valéria Rezende, ao anotar num caderno escolar pautado, com a imagem da boneca Barbie na capa, seu mergulho gradual em dias de desespero, perdida numa periferia empobrecida que ela não conhece, à procura de um rapaz que ela não sabe ao certo se existe. Alice é uma professora aposentada, que mantinha uma vida pacata em João Pessoa até ser obrigada pela filha a deixar tudo para trás e se mudar para Porto Alegre. Mas uma reviravolta familiar a deixa abandonada à própria sorte, numa cidade que lhe é estranha, e impossibilitada de voltar ao antigo lar.