Na prova realizada em outubro foi registrada a ausência de 1.499 candidatos
Na prova realizada em outubro foi registrada a ausência de 1.499 candidatos | Foto: Ricardo Chicarelli/29-10-2017



O resultado da primeira fase do vestibular 2018 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) será divulgado nesta sexta-feira (17), às 17h, no site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) - www.cops.uel.br. Dos 20 mil vestibulandos, cerca de 8,5 mil deverão avançar para a segunda fase, que será realizada nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 24 de janeiro de 2018.

Segundo Cristiane Medina, coordenadora do Cops, o cartão de informação do candidato estará liberado, também no endereço eletrônico da coordenadoria, a partir de 24 de novembro. "O candidato terá que fazer assim como na fase anterior e imprimir o cartão, levando no dia da prova, com a foto. Neste cartão é que estarão o local de prova e horário, por isso precisa ficar atento", recomenda.

Diferente da primeira fase, quando foram necessários 35 locais na cidade para receber os estudantes, desta vez as provas serão concentradas no campus da UEL e em algumas escolas estaduais. "Vamos dar prioridade nos espaços da universidade para aqueles que são de fora da cidade, pois facilita a locomoção, já que são vários dias", explicou.

A segunda fase começa dia 2 de dezembro, a partir 14h, com provas de língua estrangeira (inglês, espanhol e francês), literatura e redação, que terá de dois a quatro temas diferentes. No dia 3, das 14h às 18h, serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos, com 12 questões discursivas distribuídas entre três disciplinas, conforme o curso optado pelo candidato. Já no último dia, das 8h às 11h, e das 14h às 18h, os vestibulandos de arquitetura e urbanismo, artes visuais, design de moda e design gráfico farão as provas de habilidades específicas.

Medina também orienta para o cuidado em relação aos documentos necessários no momento que for fazer a prova. "As pessoas que perderam ou tiveram documentos roubados deverão fazer o boletim de ocorrência e levar em um plantão que iremos fazer", destaca. A primeira fase registrou a ausência de 1.499 candidatos, o equivalente a 6,80% do total de inscritos, número semelhante ao registrado em 2016, quando 1.428 candidatos deixaram de comparecer.

DETENTOS
No caso dos detentos que avançarem de fase no vestibular, eles farão as provas apenas nos dois primeiros dias, já que os cursos que estão aptos a prestarem não estão na lista dos que necessitam da habilidade específica. Para a coordenadora do Cops, a oportunidade que a UEL oferece é de um mundo novo para quem sabe aproveitar.

"Observamos que eles, depois que entram na universidade, mudam e querem mostrar esta mudança. Temos registros de detentos que participaram da feira de profissões e filhos e familiares deles os viram, e se inspirarem neles para ingressarem em um curso universitário", conta. "A dificuldade é que, como não dispõe de uma bolsa, precisam copiar tudo quando têm textos, já que não possuem acesso à internet."