Começou na segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Estado. Até o dia 22 de setembro todas as crianças e adolescentes de 0 até 14 anos, 11 meses e 29 dias poderão atualizar as carteiras de vacinação. No próximo sábado (16), será realizado o Dia D da campanha para facilitar o acesso da população.

Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná recebeu 1,7 milhão de doses, desse total, 908,2 mil são doses extras destinadas para a campanha. Ao todo, estão disponíveis 16 tipos de vacinas de rotina com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais. "Não há uma imunização específica, o intuito é olhar a carteira de vacinação e aplicar as que estão em atraso para a atualização", explica Sônia Fernandes, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Embora não seja o foco, a coordenadora afirma que a população adulta também pode participar. No entanto, pede atenção ao prazo da campanha para facilitar o acesso. No próximo sábado (16) será realizado o Dia D, com unidades urbanas atendendo das 8h às 17h e rurais das 8h às 12h. "É importante que a pessoa vá o quanto antes, pois dia 20 inicia a campanha contra a Dengue e teremos dois processos juntos", alerta Fernandes.

Sabendo da importância do recurso, Luciana Moraes Nogueira, 39, levou a sobrinha de 4 anos até a Unidade da Vila Nova para colocar a imunização em dia. "Não tem como deixar de vacinar, é prevenção. A carteirinha dela está sempre atualizada, nós ficamos atentos para seguir certinho", afirma.

Mesmo os cuidadosos são orientados a avaliar a carteirinha, pois houve atualização do calendário e algumas pessoas podem ter direito a vacinas que antes não eram liberadas. "O Ministério da Saúde atualizou o calendário de vacinação e algumas tiveram o limite modificado, como o da Hepatite A, que até o ano passado era liberada para menores de 2 anos e agora aumentou para até 4 anos", avisa Fernandes.

O Ministério da Saúde afirma que a campanha convoca mais de 47 milhões de crianças para atualizar a carteirinha. Mais da metade desse público (53%) deveria estar com o calendário em dia. Muitas pessoas ainda deixam a prevenção de lado e correm o risco de contrair uma doença grave que poderia ter sido evitada.

Além das campanhas promovidas pelo Governo, é importante estar em constante alerta quanto à imunização. "As pessoas acreditam que a doença foi erradicada e quando acontece um surto, voltam a buscar as vacinas", informa Evandro de Lima, enfermeiro responsável por uma clínica de vacinação particular em Londrina.

O comodismo e o medo dos efeitos colaterais após a aplicação também são empecilhos para que a população busque as alternativas, públicas ou privadas, fora das campanhas. "A vacinação, depois da água potável, é considerada a forma mais eficaz de prevenção de doenças, não tem porquê as pessoas terem medo ainda", defende Lima.

O enfermeiro destaca também o custo-benefício da vacinação, pois o valor que se gasta com uma vacina em clínica particular pode ser muito mais baixo que o custo dos medicamentos para tratar a doença, que pode até levar a óbito. Na esfera pública, a imunização é gratuita e mesmo assim muitas pessoas deixam de comparecer. "A vacina pode até causar uma febre ou mal-estar, mas ter a doença é muito pior do que os efeitos que possam vir a ter", alerta Sônia Fernandes.

Imagem ilustrativa da imagem UBSs recebem crianças e adolescentes para Multivacinação



CARTEIRINHA
As pessoas que perderam a carteirinha poderão ir até a UBS para retirar a segunda via. Londrina possui o registro informatizado, conseguindo comunicar quais imunizações foram feitas para cada cadastro. Quem não for de Londrina ou não fez todas as imunizações na cidade, pode ir em qualquer UBS para tentar a busca do registro em outras regiões.