"Gostei do resultado", disse Vitória Fernanda Santos Lopes, que participou da sessão de fotos
"Gostei do resultado", disse Vitória Fernanda Santos Lopes, que participou da sessão de fotos



No Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Brasília (zona leste de Londrina), o trabalho dos professores e alunos é pela valorização da cultura negra. O tema da consciência negra é discutido durante todo o ano e em novembro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o resultado das discussões toma a forma de exposições, desfiles e outras atividades organizadas para reforçar a cultura negra.

Os alunos que se veem como afrodescendentes puderam participar de uma sessão de fotos que se transformou em exposição montada logo na entrada do colégio. Nesta segunda-feira (20), os alunos organizaram um desfile para ressaltar a beleza afrodescendente e uma sala foi reservada à prática de jogos africanos de tabuleiro que estimulam o raciocínio lógico e matemático, como o yematatu e o mancala. "Os professores fazem parte de uma equipe multidisciplinar que se dedica a trabalhar esse tema com os alunos e a gente percebe que com esse trabalho eles passam a sentir mais orgulho de pertencer à cultura afro-brasileira", destacou a diretora auxiliar Cleonice José de Souza.

"Nunca tinha participado desse tipo de foto, mas gostei do resultado. É uma forma de empoderamento da raça negra", disse Vitória Fernanda Santos Lopes, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das muitas caras expostas no mural de fotos.(S.S.)