Quando falamos em hipoglicemia (queda da taxa de açucar no sangue) associada a doenças, temos o diabetes mellitus como a causa mais comum, devido a excessos medicamentosos e de atividade física, falha alimentar ou secundário a uma redução na absorção de alimentos quando ele apresentar diarreias ou vômitos.

Mas a hipoglicemia também pode ocorrer em indivíduos obesos. Ela seria a denunciadora de um diabetes iminente caso não ocorra um emagrecimento e uma realização adequada de atividade física. Isto porque, nestes pacientes, a insulina passa a não funcionar direito levando a uma cobrança excessiva para que seja produzida em maior quantidade, esgotando assim a reserva do pâncreas, órgão responsável pela sua produção.

No obeso ela ocorre após um excesso alimentar. Quando se come excessivamente num único horário, associados a intervalos prolongados de refeições, ocorre uma secreção excessiva de insulina pelo pâncreas, propiciando então a hipoglicemia logo após a ''refeição copiosa'', já decorrente de um jejum prolongado. Isto levaria à maior obesidade, com maior produção de insulina, com mais hipoglicemia e a um futuro diabetes.

Os principais horários para a hipoglicemia são no final da manhã e após as refeições principais. A hipoglicemia do jejum prolongado normalmente vem associada ao jejum noturno e a um ''café da manhã fraco''. Sem um lanchinho necessário no meio da manhã, o quadro se instala então um pouco antes do horário do almoço.

José Cervantes Loli - endocrinologista (Apucarana)