Nesta sexta-feira (17), algumas ruas da cidade tiveram seu trânsito orientado por agentes de trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo), por conta que os sinaleiros não estavam funcionando.

Leia mais:
Temporal causa estragos em Londrina; homem é atingido por raio no VGD
Após temporal, vários pontos da cidade já estão regularizados

A reportagem da FOLHA relatou que os semáforos nos cruzamentos das ruas João Cândido com a Goiás, Espírito Santo com Pernambuco, Prefeito Hugo Cabral e Avenida Juscelino Kubitschek estavam com agentes orientando o trânsito. O diretor da CMTU, Hemerson Pacheco, disse que entre as avenidas Duque de caxias e Bandeirantes e Duque de Caxias com a rua Borba-Gato a situação era a mesma.

Agente de trânsito trabalhando no cruzamento da rua João Cândido com a Goiás
Agente de trânsito trabalhando no cruzamento da rua João Cândido com a Goiás | Foto: Guilherme Bernardi/Grupo FOLHA



A paralisia nos sinaleiros na região foi causada pela queda de uma árvore em fios de alta tensão na Espírito Santo - no trecho entre a avenida Higienópolis e a rua Prefiro Hugo Cabral. Segundo a Copel (Companhia Paranaense de Energia), a região ficou sem energia apenas nesta sexta-feira (17) pela manhã. A árvore que havia caído na noite de quinta-feira (16), durante o temporal que atingiu a cidade, teve que ser retirada e, para isso, houve o corte da energia. A previsão de retomada da energia estava previsto para às 13h e, de acordo com a Copel, a situação já está normalizada.

Há outras áreas que passaram e estão passando pela mesma situação. Segundo Pacheco, 'a grande maioria (dos sinaleiros desligados) é por conta da queda de energia'. Ele disse que a CMTU depende da Copel para efetuar os reparos e religar os mesmos. Em alguns casos os técnicos têm que ajustar o ritmo dos sinaleiros e, então, os agentes de trânsito entram em ação para auxiliar na ida e vinda dos veículos. Em levantamento feito pela Defesa Civil, até a manhã desta sexta-feira (17) 20 árvores haviam caído na cidade de Londrina.

A assessoria da Copel disse que há ainda 250 domicílios sem energia na cidade de Londrina. As regiões afetadas são nos bairros Vila Nova (centro), Jardim Coliseu (zona norte) e Sumaré (zona oeste). A situação nesses locais é a mesma que afetou o centro: árvores caídas sob fios de alta tensão e postes quebrados.

Equipes da CMTU e da Copel continuam trabalhando para regularizar todos os pontos que sofreram com o temporal.

(Atualizada às 16h)