As empresas e profissionais autônomos de Londrina que trabalham com a poda de árvores devem procurar a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) para regularizar a prestação do serviço até a próxima segunda-feira (24). A inscrição deve ser feita na secretaria, que fica no Parque Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza).

Além de receberem a habilitação para o serviço, os profissionais passarão obrigatoriamente por uma capacitação, que será realizada na quarta-feira (26), das 7h30 às 12h30, no Centro de Educação Ambiental (CEA), que fica no parque. Os participantes aprenderão, entre outros temas, sobre o papel da arborização no ambiente urbano; plano de arborização, destinação dos resíduos e técnicas de manutenção e substituição de árvores.

Segundo a gerente de Áreas Verdes da Sema, Alexsandra Siqueira, as empresas ou pessoas físicas que não estiverem habilitadas serão autuadas. "Continuamos trabalhando na implantação do Plano de Arborização, que foi instituído em 2013 e regulamentado em 2015, assim a partir do próximo mês os profissionais e empresas que não estiverem habilitados pela Sema poderão ser autuados como consta no texto da lei."