Proposta da Polícia Militar é reforçar o trabalho de patrulhamento com bicicletas
Proposta da Polícia Militar é reforçar o trabalho de patrulhamento com bicicletas | Foto: Fotos: Gina Mardones



O Grupo Gestor da Revitalização da Avenida Saul Elkind se reuniu na Unidade Norte do Senac com representantes da 4° Companhia Independente da Polícia Militar e da Guarda Municipal para pedir mais segurança. O secretário da Associação do Comércio e Indústria da Região Norte de Londrina (Acirenor), Fábio Pradal, afirmou que a Polícia Militar realiza muitas blitze, porém somente no horário em que o trabalhador está indo ou voltando do trabalho. Segundo ele, as ocorrências acontecem no meio da tarde ou durante a noite.

"Quando aconteceu um arrombamento aqui no Centro Poliesportivo Maria Cecília, a Guarda Municipal estava fazendo batida em adolescentes com drogas, mas a meu ver esse não é o serviço da Guarda. Eles deveriam estar cuidando dos prédios públicos", criticou. Ele ressalta que o centro, que vem sendo alvo de frequentes invasões, fica praticamente em frente do módulo da Guarda Municipal que foi desativado.

O inspetor da GM, Eliel Costa, justificou que a patrulha da guarda permanece uma hora no ponto base para depois partir para outro lugar. "Temos mais de 300 pontos para monitorar, então é possível que em um local ou outro aconteça uma ocorrência dessas", justificou. A Guarda Municipal tem 356 agentes que se revezam em turnos com 60 agentes na parte operacional.

O inspetor pediu para que a população acione o telefone 153 para gerar dados estatísticos em relação às zonas críticas no município em que ocorrem mais eventos como esse. "A gente precisa da informação para criar o plano de segurança da unidade. Para entender esses números e para dar resposta para a segurança dos locais", aponta.

O comandante da 4° Companhia Independente da Polícia Militar, major Marcos José Facio, destaca que pretende traçar um plano estratégico para realizar com os comerciantes. Ele apresentou como proposta a realização do policiamento com bicicletas, replicando um projeto que já é executado pelo 5º Batalhão de Polícia Militar. A proposta foi apresentada pelo capitão Marcos Tordoro, responsável pelo projeto do 5º BPM.

Major Facio explicou que a 4ª Cia. já possui policiais aptos a realizar esse policiamento. "Só estamos na dependência da aquisição de bicicletas e equipamentos para esses policiais . Vamos ver a receptividade para colocar em prática", aponta. Ele explica que a patrulha com bicicletas seria reforçada com uma viatura que seria denominada Patrulha Comercial e por motocicletas. "A patrulha atenderia toda a área comercial da Avenida Saul Elkind e as motocicletas ficariam no entorno, no caso de fuga em tentativa de abordagem", relata.