Uma oficina gratuita de estímulos à memória terá início nesta sexta-feira (19), às 14 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste). Serão oferecidas informações e brincadeiras que estimulem nos idosos os sentimentos de socialização, pertencimento e afetividade e que ajudem na melhora da memória. Tópicos como o autocuidado na promoção da saúde física e mental, mudanças na rotina e nas atitudes cotidianas para a prevenção de acidentes, tomada de uma postura autônoma, proativa e independente dentro de suas possibilidades, fortalecimento de relações sociais e afetivas e a quebra de preconceitos e estereótipos vinculados aos idosos serão temas trabalhados no grupo.

Segundo a psicóloga e coordenadora da atividade, Maria Salete Arenales-Loli, "o objetivo é compreender o funcionamento psicológico durante o processo de envelhecimento, contribuindo para a expressão de pensamentos, sentimentos, emoções durante o processo psicoterapêutico de pessoas idosas, assim como estimular o exercício das funções cognitivas, a sociabilidade, e promover a qualidade de vida".

Os idosos que desejam participar devem telefonar no (43) 3375-0307 ou ir até a CCI Leste, localizada na rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz. A oficina intitulada "Tons do Tempo" é uma parceria da secretaria do Idosos com o curso de Psicologia da Unifil.

CHÁ DA TARDE
Também às sextas-feiras, nos dias 19 e 26 de maio, será realizado chá da tarde no CCI Leste. O intuito é oferecer um momento de descontração e socialização e, ao mesmo tempo, resgatar antigas receitas de chás caseiros. O instrutor da atividade será o Padre Roque.