A Secretaria de Saúde de Londrina realizará amanhã, a partir das 8 horas, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) amostral em 10 bairros, sendo quatro na região central, dois na zona oeste, dois na sul e dois na leste. Serão vistoriadas residências nos bairros: Jardim Paulista, Vila Casoni, Centro Social Urbano da Vila Portuguesa (CSU), Jardim Petrópolis, Jardim Quebec, Conjunto Habitacional Panissa, Jardim Santa Joana, Conjunto Habitacional Cafezal, Conjunto Residencial Lindóia e Vila Santa Terezinha.
A área de abrangência dos bairros contempla quase 13 mil imóveis, dos quais aproximadamente 540 deles serão visitados pelos agentes. Ao todo, 10 equipes estarão envolvidas com mais de 60 agentes, 10 orientadores e cinco supervisores.
As localidades foram escolhidas porque no primeiro levantamento do ano foram detectados altos índices de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue. Esses bairros já receberam os trabalhos de limpeza de terrenos baldios, visita de agentes aos domicílios e em alguns pontos foi dispersado o fumacê, desde o dia 12 de janeiro.
O levantamento não servirá como parâmetro para o Ministério de Saúde, mas para a secretaria avaliar os trabalhos de combate ao mosquito e o envolvimento da população. O resultado deve ser divulgado no dia 4.
Este é o segundo Liraa amostral. Na primeira, divulgada na terça-feira, apontou uma queda de 83% na zona norte (de 18,38% para 3,12%) e de 64% no centro (de 12,61% para 4,54%), em comparação ao índice anterior, de 21 deste mês. Treze casos de dengue foram confirmados este ano na cidade – sete importados e seis autóctones.