Foz do Iguaçu - Na região da fronteira com o Paraguai, no Oeste do Estado, todos os caminhos próximos de Foz do Iguaçu são usados por contrabandistas e traficantes. A prova mais recente disso foram os resultados parciais divulgados ontem da Operação Presságio da Receita Federal, de combate ao contrabando, ao descaminho e outros crimes fora da área da Aduana da Ponte Internacional da Amizade. Foram apreendidos equipamentos de informática, anabolizantes, maconha e até haxixe escondido em palmilhas de tênis.
A assessoria da Receita Federal destacou que a Zona Secundária - que engloba hotéis, postos de combustíveis, estradas rurais, favelas, depósitos clandestinos - é fundamental para as quadrilhas de contrabandistas e traficantes conseguirem ''atravessar'' mercadorias, drogas e até armas do Paraguai para o Brasil. Tanto é que grande parte das apreensões é feita longe da Zona Primária, a Aduana da Ponte Internacional da Amizade.
Contando com uma eficiente rede de informações, os criminosos se valem de uma quantidade enorme de caminhos para burlar a fiscalização em território brasileiro. A Receita exemplifica que nas favelas às margens do Rio Iguaçu existem depósitos clandestinos que escondem mercadorias e drogas. Os carregamentos só ''saem'' quando os responsáveis sentem segurança para fazer o fracionamento das cargas entre outros contrabandistas encarregados pela distribuição em outras regiões do país.
A partir do momento que Receita, com apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal, apertou a fiscalização longe da Ponte da Amizade, em 2004, o volume de apreensões aumentou ano a ano. Em 2008, os flagrantes acumularam o recorde histórico de US$ 82 milhões. Só no primeiro trimestre deste ano, o valor acumulado em mercadorias e veículos somou quase US$ 15 milhões.
Nos primeiros três dias da ''Operação Presságio'', deflagrada na sexta-feira, a fiscalização apreendeu só no Posto Fiscal de Medianeira 46 volumes de mercadorias, principalmente informática (placas-mãe e notebooks), em abordagens a veículos. Em um fundo falso de um Corsa, com placas de Santa Catarina, estavam escondidos mais 53 volumes (notebooks e câmeras digitais).
No mesmo posto, os fiscais da Receita prenderam o passageiro de um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu/Maringá, com quase um quilo de haxixe. A droga estava prensada nas palmilhas do tênis que o homem calçava. Após admitir que havia comprado a droga no Paraguai, ele foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Foz, onde foi autuado por tráfico internacional de drogas.
Com um passageiro de um ônibus de Foz do Iguaçu que seguia para Guarulhos (SP) foi apreendido mais 1,5 kg de maconha. Ele foi levado para a Polícia Civil de Medianeira. Em outro ônibus que fazia a linha Foz/São Paulo, uma mulher foi detida transportando mais de 250 ampolas de anabolizantes e emagrecedores e 224 cartelas de comprimidos indicados para disfunção sexual, tudo sem registro no Ministério da Saúde. Ela foi levada para a PF, em Foz.